Algumas variedades de tomate podem ser cultivadas sem o uso de mudas. Existem muitas maneiras de cultivar esses tomates. Cultivar mudas maduras não é fácil, por isso os jardineiros amadores costumam comprá-las no mercado, o que geralmente apresenta um certo risco de compra de qualidade insuficiente ou da variedade errada.
A saída para esta situação é o método de cultivo de tomate sem sementes. As sementes de tomate são semeadas diretamente no solo, onde crescem continuamente.Deve-se ter em mente que com este método é possível cultivar tomate tanto nas regiões do sul como em áreas de clima mais fresco.
Variedade de métodos de plantio
O tomate pode ter dois tipos de arbustos: muito altos (indeterminados) e curtos (determinantes). As variedades baixas têm a particularidade de não crescerem mais de 1 metro. Seus arbustos possuem de 3 a 6 hastes principais e laterais, e geralmente formam-se enteados na parte inferior.
Variedades indeterminadas podem ter alturas de caule significativas. Um racemo de flor é formado no final do caule principal. Os enteados localizados nas proximidades do caule principal não param de crescer. Este processo continua durante toda a estação de crescimento e pára apenas com o início dos dias frios de outono.
A altura desses pés de tomate pode chegar a mais de 2 metros. Porém, via de regra, a intensidade do aparecimento dos cachos frutíferos e dos ovários é muito menor do que a dos representantes do tomate de baixo crescimento.
A descrição dos tomates inclui o fato de preferirem o calor. Se a temperatura cair para 10 graus, o pólen não terá oportunidade de amadurecer e os ovários ficarão sem fertilização e desmoronarão. A temperatura ideal para o cultivo de tomates é considerada entre +21 e +25 graus. Embora as plantas adorem a umidade, seu excesso pode afetar negativamente o crescimento dos arbustos e o amadurecimento dos frutos.
A necessidade de fluxo luminoso é de grande importância. Se não for suficiente, as plantas aumentam de altura e as raízes se desenvolvem mal.
Os tomates preferem solos leves e com alto teor de nutrientes, mas também podem crescer em outros solos. As únicas exceções são aqueles altamente ácidos ou muito salgados.
Características e descrição da variedade Sprint 2
A variedade mais popular que pode ser cultivada sem mudas é o tomate Sprint 2. Não requer tempero nem pinçamento. O peso de uma fruta varia de 50 a 80 g.
6-8 frutos amadurecem em um cacho. O Tomato Sprint pode dar frutos com sucesso, mesmo em condições climáticas desfavoráveis. Uma variedade de maturação muito precoce. Não afetado pela requeima. As sementes desta variedade são semeadas em campo aberto no mês de junho. Os padrões de plantio são em tabuleiro de xadrez a uma distância de 30 x 50 cm, sendo necessária rega e fertilização.
Regras para escolha do local para semeadura
Selecione o local certo para plantar tomates com solo que absorva umidade e seja facilmente arejado. Áreas argilosas e pesadas aquecem mais lentamente e tendem a compactar rapidamente. Nesses solos é impossível esperar uma colheita antecipada. Além disso, as águas subterrâneas próximas, que passam perto do sistema radicular, afetam negativamente os tomates plantados.
O tomate sem mudas requer luz solar suficiente para o crescimento normal. Portanto, os canteiros estão localizados nas encostas sul. Neste local o solo aquece mais rápido e melhor. A colheita mais precoce pode ser obtida nas encostas sudeste do local. Há menos chance de geadas de primavera aqui.
Se o canteiro tiver superfície plana, é melhor plantar o tomate em local protegido do vento ou construir uma proteção especial. Você pode organizar camas perto de uma cerca viva de altura média.
De acordo com as regras de rotação de culturas, para o tomate escolhem áreas onde foram anteriormente cultivados:
- pepinos;
- repolho;
- abobrinha.
Depois das batatas e dos pimentões, é melhor esperar dois a três anos antes de plantar tomates. Também não é recomendado plantar tomate próximo às batatas plantadas.Insetos nocivos e doenças da batata também podem afetar os tomates.
Preparando as camas
Depois de escolher um local adequado, eles começam a preparar as camas. Você pode aplicar fertilizantes orgânicos no outono e na primavera a área é polvilhada com húmus e cinzas.
Sobre os canteiros onde serão semeados os tomates são instalados arcos para que as mudas fiquem cobertas com filme por cima. Para camas pequenas, você pode usar garrafas plásticas vazias. Depois de cortá-los transversalmente, cubra as plantas jovens.
Semeadura terrestre
Recomenda-se plantar tomates precoces em pequenos arbustos pelo método sem sementes. Eles não têm medo de plantios densos, é melhor colocá-los em tabuleiro de xadrez a uma distância de 30 cm entre as plantas.
Para garantir o acesso aéreo às plantas no futuro, os enteados devem ser cortados em tempo hábil. Você pode semear até 5 sementes em uma cova e cobri-las com uma camada de solo de um centímetro e meio. Depois disso, despeje água morna sobre ele e cubra-o com garrafas plásticas ou potes de vidro cortados. Certifique-se de cobrir a parte superior com um filme esticado sobre os arcos.
Como cultivar tomates sem mudas
É melhor não perturbar as plantas plantadas até que as mudas germinem. Quando chega o tempo ensolarado e quente, o filme pode ser ligeiramente aberto durante o dia.
Após a germinação, o excesso de tomateiro é retirado da cova, restando 2 plantas cada. Se necessário, podem ser transplantados para outro local. Os tomates cultivados sem mudas são regados em quantidades menores. Como a raiz principal central cresce profundamente no solo e não é perturbada pelos transplantes durante a colheita, ela é capaz de extrair umidade das camadas inferiores do solo. Essas plantas devem ser regadas apenas durante o tempo seco prolongado.
É claro que cultivar tomates sem mudas também tem suas desvantagens:
- Somente variedades de maturação precoce podem ser plantadas usando este método:
- Devido às baixas temperaturas, os primeiros tomates maduros podem aparecer 2 semanas depois dos plantados em mudas.
Embora as sementes de tomate sejam plantadas em terreno aberto 1,5 meses após o plantio das sementes para produzir mudas, esses arbustos rapidamente as alcançam no desenvolvimento.
A necessidade de alimentação
Após o aparecimento de mais de 2 folhas verdadeiras na planta, é realizada a primeira alimentação. 1,5 g de nitrato de amônio é adicionado a uma jarra de litro de água. Uma planta exigirá 0,5 litros desta solução.
A próxima fertilização é feita após o aparecimento do ovário. Neste caso, são utilizados superfosfatos (20 g) e cloreto de potássio (10 g). Desta vez, é feito um sulco com cerca de 7 cm de profundidade próximo às plantas, a uma distância de 15 cm do caule, e nele é despejada uma mistura de fertilizantes. Essa fertilização pode ser substituída por verbasco, previamente diluído em água na proporção de 1/10. Em setembro, pode-se cobrir o solo com palha ou serragem.
Colheita de verão e outono
Como os tomates cultivados amadurecem gradativamente, é necessário colher os frutos maduros após 4 dias. Mas durante o período de maturação em massa é realizado com mais frequência. Os tomates colhidos para consumo fresco são colhidos quando maduros.
Se você colher frutas não muito maduras, poderá acelerar o amadurecimento de outras frutas no mato. Eles podem ficar vermelhos se forem espalhados em uma única camada sobre uma superfície densa.Mas é preciso lembrar que, ao amadurecer, os frutos liberam etileno, que por sua vez provoca o amadurecimento dos frutos vizinhos. No final da safra, com o início das geadas, você pode colher todos os tomates ao mesmo tempo, mesmo os que não estão maduros.
Avaliações
Alexandra, Rostov-on-Don: Este ano semeei tomates Sprint 2 diretamente no solo. As plantas eram muito precoces, os arbustos eram fortes. Eles não tinham medo das noites frias, pois eram naturalmente endurecidos. Acredito que usarei esse tipo de semeadura no próximo ano.