A ameixa cereja Sonya, criada por criadores bielorrussos, é muito popular. É cultivado ativamente em toda a Rússia e na Bielo-Rússia. A variedade sobrevive a baixas temperaturas e é resistente à seca. Plum Sonya adora solos férteis, que devem ser preparados com antecedência. Os frutos são agridoces, densos e suculentos. A árvore produz uma grande colheita.
- História da criação da ameixa Soneika
- Características e descrição da variedade
- Opções de árvore
- Resistência a baixas temperaturas e secas
- Suscetibilidade a doenças e parasitas
- Polinização e floração
- Produtividade e frutificação
- Onde as frutas são usadas?
- Vantagens e desvantagens
- Características de plantio
- Tempo recomendado
- Escolhendo um local adequado
- Quais culturas podem e não podem ser plantadas ao lado da ameixa cereja
- Selecionando e preparando um assento
- Tecnologia de pouso
- Cuidados posteriores com a árvore
- Regar e fertilizar
- Formação da coroa
- Cuidado e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
- Preparando a árvore para o inverno
- Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
- Críticas de jardineiros sobre a variedade Sonyika
História da criação da ameixa Soneika
A variedade foi desenvolvida por criadores bielorrussos. O trabalho aconteceu no Instituto de Fruticultura. A variedade foi desenvolvida pela polinização da ameixa cereja Mara com pólen de ameixa diplóide. Os resultados foram um sucesso. O trabalho principal foi realizado pelo Doutor em Ciências Agrárias Valery Matveev. O cultivo da variedade de ameixa cereja Soneika começou em 2009.
Características e descrição da variedade
Muitos jardineiros escolhem a variedade Sonyika devido à sua resistência a doenças, geadas e secas. A ameixa cereja produz muitos frutos que ficam bem armazenados e não sofrem durante o transporte.
Opções de árvore
A cerejeira Soneika não é alta, os galhos são distribuídos em forma oval. Altura máxima 3 metros. Os galhos pendem e crescem densamente. As folhas são verdes, ovais e com pontas alongadas. Inflorescências brancas. O peso médio da fruta é de 38 gramas, a casca é densa e apresenta coloração rosa claro. A polpa da ameixa cereja é densa, suculenta e de sabor agridoce.
Resistência a baixas temperaturas e secas
A árvore pode tolerar baixas temperaturas até -30 °C. Enraíza-se bem nas partes do norte do país. Tolera geadas sem perdas. Durante o período de formação dos botões, uma mudança brusca de temperatura, principalmente à noite, contribui para a morte dos botões.
Tolera bem a seca. Possui raízes poderosas que ajudam a ameixa a absorver a umidade das camadas profundas do solo. Um bom regime de rega trará mais frutos.
Suscetibilidade a doenças e parasitas
Plum Soneika será inoculada com imunidade à clasterosporíase e outras doenças.Ela raramente fica doente, sua imunidade está bem desenvolvida. As principais pragas são pulgões e besouros de sementes. Os pulgões comem as folhas, elas começam a amarelar, secar e cair. Os insetos estão localizados na parte inferior da folha, pequenos, de cor preta.
O comedor de sementes penetra na semente da fruta e a come por dentro. Os frutos ficam mais opacos e começam a cair. Para prevenir essas doenças, recomenda-se a realização de pulverizações preventivas.
Polinização e floração
Para a frutificação é necessário um polinizador na vizinhança. As variedades de ameixa do Leste Europeu são adequadas para isso. São plantadas as variedades de ameixa Altai Yubileiny e Alyonushka. Sua floração coincide.
Importante! A floração do polinizador deve coincidir com a floração da ameixa cereja Soneika.
No início de maio, os botões se formam. No final de maio, flores brancas desabrocham, com 5 flores em uma inflorescência. Cada um deles consiste em 5 pétalas. Após o término da floração, os frutos se firmam e amadurecem no final de agosto ou início de setembro.
Produtividade e frutificação
Variedade de alto rendimento. Em uma temporada, a ameixa cereja produz cerca de 40 quilos de frutos de uma árvore. A ameixa cereja produz os primeiros frutos 2 anos após ser transferida para o solo. Os frutos amadurecem quase simultaneamente, o que simplifica a colheita. Têm um pedúnculo denso, pelo que a queda dos bagos é mínima. Eles têm um sabor agridoce agradável.
Onde as frutas são usadas?
A ameixa Sonya é amplamente utilizada na culinária e na cosmetologia. As frutas são consumidas in natura e a partir delas também são preparadas compotas, conservas e geléias. Em cosmetologia, o extrato de ameixa cereja é usado na fabricação de xampus, cremes, esfoliantes e bálsamos.
Como as frutas armazenam bem, são fáceis de transportar e vender. O período de consumo é longo, ficam armazenados cerca de 30-40 dias.
Vantagens e desvantagens
Essa variedade tem seus lados positivos e negativos.As vantagens incluem:
- robustez do inverno;
- tolerância à seca;
- imunidade forte;
- tamanho pequeno da planta;
- boa colheita.
As desvantagens incluem a necessidade de um polinizador para a frutificação, bem como de suporte para galhos durante o período de maturação dos frutos. Tem muitos frutos em um galho, por isso existe o risco de o galho quebrar e perder parte da colheita.
Características de plantio
Sonya tem características próprias de transferência para o solo. É importante escolher o local certo para a ameixa, para que ela fique confortável e frutifique melhor.
Tempo recomendado
No outono, a área selecionada é desenterrada, pedras e ervas daninhas são removidas. O local de plantio começa a ser preparado em março. Cave um buraco em forma de quadrado de 60 por 70 centímetros. Todas as ervas daninhas próximas a ele são removidas. A drenagem é instalada na cova e são adicionados fertilizantes orgânicos. Um mês depois, a muda é plantada.
Escolhendo um local adequado
O local da árvore deve ser bem iluminado. Não é recomendado plantar ameixa cereja próximo a copas e plantas altas que irão sombreá-la. Plum adora solo fértil.
Importante! É necessário escolher um local onde as raízes não fiquem inundadas de água, isso diminui a imunidade da árvore e ela dá menos frutos..
Quais culturas podem e não podem ser plantadas ao lado da ameixa cereja
As seguintes culturas são bem compatíveis com ameixa cereja:
- framboesas;
- groselha;
- groselha;
- Árvore de maçã;
- árvores polinizadoras.
As ameixeiras dão frutos piores ao lado das cerejas, cerejas ou peras, recomenda-se plantar essas culturas bem distantes umas das outras.
Selecionando e preparando um assento
Árvores jovens com raízes densas e sem podridão são selecionadas para o plantio.Os galhos são fortes, retos, se houver cortados é melhor não levar essa árvore. Existe a possibilidade de que tenha sido danificado. Eles compram mudas com dois anos para fazer a colheita imediatamente.
Um local de plantio com boa iluminação, próximo ao polinizador e boa drenagem do excesso de água é o melhor para a ameixa cereja Soneika. Está preparado desde o outono. Eles desenterram toda a área, selecionando ervas daninhas e pedras. Fertilize com compostos orgânicos. Em março é preparada uma cova para o plantio.
Tecnologia de pouso
O sistema de drenagem preparado em março é coberto por uma camada de solo. 5 litros de água morna com fertilizantes minerais são despejados na cova. Instale uma vara de suporte para proteger a planta jovem dos ventos fortes. Em seguida, a muda é transferida para o solo.
As raízes devem ser cuidadosamente esticadas. Eles não limpam a terra. Polvilhe a terra por cima em camadas, compactando cada uma com as mãos para que não se forme espaço com ar. Regue novamente com água morna.
Cuidados posteriores com a árvore
Como qualquer planta, a ameixa cereja Soneika exige o cumprimento de certas regras para cuidar dela. Se seguir a rega, a poda, a prevenção de doenças e tiver o cuidado de aguentar os meses frios, a ameixa irá deliciar-se com uma grande colheita.
Regar e fertilizar
Enquanto a ameixa é jovem, precisa ser regada com mais frequência. Irrigar 2 vezes por semana com 1 balde de água. Durante o período de seca, a rega aumenta para 1,5-2 baldes por dia, 3 vezes por semana.
Importante! É impossível regar demais a planta, pois isso causa o apodrecimento das raízes e reduz a imunidade. Ameixa cereja pode morrer.
A fertilização é feita três vezes ao ano. Início da primavera, meados do verão, final do verão. O húmus é usado para esses fins. Sonya adora fertilizantes minerais com fósforo e potássio.
Formação da coroa
A poda é realizada 2 vezes por ano.Corte todos os galhos secos e danificados. Como a copa da planta é densa, é necessário desbastá-la após a colheita para que no próximo ano os frutos sejam de melhor qualidade e não interfiram no desenvolvimento uns dos outros.
Cuidado e afrouxamento do círculo do tronco da árvore
Para conservar a água perto das raízes da árvore, aplique cobertura morta no círculo do tronco da árvore. São utilizados materiais orgânicos e cobertos com uma camada de 7 a 10 centímetros. O afrouxamento do solo é feito regularmente, dependendo do aparecimento de ervas daninhas próximo à planta. Todas as ervas daninhas são removidas. O solo é solto para melhorar a aeração das raízes.
Preparando a árvore para o inverno
A árvore tolera bem baixas temperaturas. No entanto, é recomendado isolar as árvores jovens para o inverno. Para fazer isso, o círculo do tronco da árvore é coberto com um pano quente ou musgo. Isso ajudará a manter as raízes aquecidas. Quanto mais velha for a árvore, maior será a sua resistência à geada. Não adianta correr riscos até que a planta esteja madura.
Doenças e pragas: métodos de controle e prevenção
Para pulverização, prepare uma solução de uréia. 700 gramas de pó são diluídos em um balde de água e borrifados nas folhas das árvores no início da primavera, antes que os botões comecem a se formar. Para prevenir danos causados por pragas, são usados preparações especiais uma vez por mês: “Jardim Saudável”, “Aurum-S”, “Iskra-bio”. A embalagem contém instruções de uso selecionadas.
Para fortalecer o sistema imunológico, pulverize com soluções de Zircão e Ecoberina. Esses medicamentos reduzem significativamente o risco de desenvolver doenças infecciosas.
Críticas de jardineiros sobre a variedade Sonyika
Natalya, 35 anos, Moscou: “Há muito tempo que estou de olho na ameixa cereja da Sonya e este ano comprei junto com um polinizador. Eu os plantei um ao lado do outro. Peguei uma planta de dois anos. Acomodou-se perfeitamente. Desembarcou em abril. No final do verão tentamos a colheita dela.Os frutos ficam armazenados por muito tempo, têm sabor agradável e são densos.”
Vladimir, 43 anos, Kerch: “Plantei ameixa Sonya no jardim há 5 anos. Ela nunca deixa de nos agradar com sua colheita todos os anos. Eu a comprei jovem. Não deu frutos no primeiro ano, sobreviveu bem ao inverno, mas cobri. Um polinizador cresce nas proximidades. Ela floresce lindamente na primavera, adequada para decorar um local.”
Marina, 54 anos, Minsk: “Soneika já ouvia falar de ameixa cereja há muito tempo e no ano passado decidiu experimentar. Comprei uma muda e plantei seguindo todas as regras. Infelizmente, a árvore jovem ficou mal coberta durante o inverno e congelou um pouco. No ano seguinte, tentei restaurá-lo. Funcionou, mas exigiu muito esforço. Este ano espero colher os primeiros frutos.”