A ameixa cereja é uma árvore de jardim, tem deliciosos frutos doces, existem vários tipos e variedades - uma das mais comuns é a Mara. Produz muitos frutos, é resistente a muitas doenças e pragas e não exige muito esforço para cuidar. O segundo nome da ameixa cereja é ameixa russa. É frequentemente plantada na Bielorrússia e na Rússia, em todas as zonas climáticas onde as temperaturas do ar quente duram mais de três meses.
- Informações gerais sobre a variedade
- Vantagens e desvantagens da ameixa cereja Mara
- Características de cultivar uma árvore
- Quando plantar
- Escolhendo um local de pouso
- Processo de plantio
- Precisa de polinizadores?
- Cuidados com as plantas
- Regras de rega
- Aplicação de fertilizante
- Aparar
- Formação da coroa
- Proteção contra congelamento
- Doenças e pragas da ameixa cereja
- Colheita e armazenamento
Informações gerais sobre a variedade
De acordo com a descrição, a ameixa cereja Mara cresce rapidamente, principalmente quando jovem. Aos 3-4 anos de idade atinge uma altura de 3-4 metros. A copa é espalhada, esférica, os ramos são densamente espaçados. A casca é castanha no caule e nos ramos velhos e os rebentos jovens têm uma tonalidade bordô.
A árvore tem frutos grandes e amarelos, ligeiramente achatados, um fruto pesa cerca de 20 gramas. A pele é densa, a polpa por dentro é solta e suculenta. O caroço é pequeno e difícil de separar da polpa. A fruta tem sabor agridoce, semelhante ao da uva. Uma árvore produz até 40 quilos de drupas. A maturação completa ocorre no final de agosto. Em temperaturas normais, os frutos são armazenados por várias semanas.
Vantagens e desvantagens da ameixa cereja Mara
A ameixa russa tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens incluem:
- robustez do inverno;
- alta produtividade;
- resistência à klyasterosporiose;
- as frutas têm sabor agradável;
- drupa grande, pedra pequena;
- árvore de crescimento rápido.
As desvantagens incluem:
- variedade autoestéril, requer polinizadores próximos;
- as sementes são difíceis de separar da polpa;
- pode morrer na geada.
Características de cultivar uma árvore
Para obter um grande número de frutos é necessário observar diversas características de cultivo, escolher o local de plantio adequado, selecionar o solo adequado e observar o período de transferência para campo aberto.
Quando plantar
Se o sistema radicular estiver pouco desenvolvido - nu, as mudas serão transferidas para o solo no final da primavera. Para uma árvore cultivada em vaso, o período de plantio é mais longo: do final da primavera ao início de outubro.
Escolhendo um local de pouso
A ameixa cereja produz muitos frutos e cresce bem em áreas ensolaradas. Escolha um local com iluminação suficiente próximo à casa ou anexos.Se não houver luz suficiente, a colheita diminui em quantidade, os frutos perdem o sabor. A árvore não tolera bem as correntes de ar, por isso escolha locais protegidos delas.
Processo de plantio
Cave um buraco com a profundidade necessária. Regue com água morna e deixe absorver. Aplique fertilizantes minerais ou orgânicos. Transfira a muda para um buraco e polvilhe terra por cima. Não há necessidade de limpar as raízes antes de plantar. A extremidade da raiz deve subir ligeiramente acima do solo, 4-5 centímetros.
Importante! É proibido aplicar fertilizantes contendo nitrogênio nesta fase.
Precisa de polinizadores?
A ameixa cereja Mara precisa de um vizinho polinizador. Para isso, são adequadas espécies de ameixa cereja silvestre ou variedade Vitba. Mara também é um excelente polinizador para outras árvores. Se não houver árvores suficientes plantadas nas proximidades, são adquiridos polinizadores artificiais, que são vendidos em lojas especializadas.
Cuidados com as plantas
A ameixa cereja Mara não é uma árvore muito exigente, mas exige o cumprimento do regime de rega, a formação da copa, a poda dos ramos fracos e a aplicação de fertilizantes.
Regras de rega
As ameixas russas adoram água e precisam ser regadas duas vezes ao dia. Eles escolhem o início da manhã e a noite após o pôr do sol para isso. Uma rega requer 10-20 litros de água. Quando aparecem os ovários e durante o período de frutificação, o regime de rega é aumentado.
Se a árvore crescer em solos muito úmidos, reduza a irrigação e organize a drenagem perto das raízes.
Aplicação de fertilizante
A aplicação de fertilizantes ocorre em várias etapas:
- Antes do início da floração é necessária a fertilização, para isso utiliza-se uréia e sulfato de potássio.
- Durante o período de formação dos frutos, quando se enchem. Para tanto, são utilizados sulfato de potássio e superfosfato.
- Após a colheita da primeira safra, são reaplicados sulfato de potássio e superfosfato.
- No início da primavera ou no final do outono, alimente com fertilizantes orgânicos ou minerais, sem teor de nitrogênio.
Importante! Os solos pobres são fertilizados todos os anos, enquanto os solos ricos não necessitam de fertilização frequente.
Aparar
Quando podada corretamente, a ameixa russa produz mais frutos e sofre menos doenças. Em cada fase do desenvolvimento da ameixa cereja é feita a poda. Existem várias regras:
- Um terço dos ramos de uma muda jovem é cortado para formar uma copa, imediatamente após ser transferido para o solo.
- A poda é realizada antes da formação dos botões.
- Os galhos que afundaram no solo devem ser removidos.
- A poda é feita gradativamente, se um grande número de galhos for cortado de uma só vez, Mara reagirá mal.
- Depois de atingir uma altura de 2 a 2,5 metros, corte o topo da árvore.
- Quando o rendimento diminui, o galho fica reduzido a madeira mais velha.
- Brotos basais aparecem periodicamente na árvore, eles são completamente cortados.
- Após o corte, as áreas cortadas são tratadas com tinta a óleo.
Formação da coroa
A copa começa a se formar imediatamente após o plantio da planta no solo. O ramo central da muda é cortado em um terço. A poda deve ser feita na primavera, e não no outono, para evitar danos à árvore pelas geadas. Com o desenvolvimento posterior, é importante garantir que os ramos não se entrelaçam e não interfiram no crescimento. Eles também estão diluídos.
Antes do início do outono, é feita a poda sanitária dos ramos: são retirados todos os ramos pequenos, secos e danificados. As árvores maduras têm 4-5 ramos principais. Todas as outras filiais são reduzidas a cada 3 anos.
Proteção contra congelamento
A planta não tolera geadas severas. Para protegê-lo, eles cobrem com húmus de cavalo.É distribuído pelo tronco e envolto em material isolante. Este evento é realizado antes do início do inverno, quando termina o verão, aproximadamente no final do outono.
Doenças e pragas da ameixa cereja
Mara é considerada resistente a pragas e fungos. Mas algumas doenças a afetam. Eles se manifestam com certos sinais aos quais você definitivamente precisa prestar atenção. As doenças incluem:
- Polistigmose. Este é um fungo que ataca as folhas da planta. Eles ficam cobertos de manchas marrons e caem. O sabor da fruta muda para pior. Os fungicidas são usados para combater o fungo.
- Gommoz. Aparece em locais onde o córtex está danificado. Uma grande quantidade de goma é liberada no local da injeção. Para prevenir doenças, a área danificada é limpa, tratada com sulfato de cobre e coberta com grama.
- Moniliose. Formações cinzentas aparecem nos troncos e galhos, a cor da casca muda e aparece uma tonalidade acinzentada. Uma camada fúngica cinza se forma nas frutas. Os ramos danificados são cortados. Para prevenção e controle, a árvore é borrifada com uma solução de calda bordalesa.
- Brilho leitoso. A doença mais perigosa para as ameixas russas. As folhas clareiam e ficam quase brancas. Para tratamento, o ramo afetado é totalmente cortado.
A árvore também é afetada por pragas de insetos:
- Centopéia. Besouro cujas larvas entram na semente da fruta e a comem por dentro. As drupas caem.
- Serrador de ameixa. As larvas desse besouro penetram nas flores da ameixa cereja, danificando o ovário e os próprios frutos.
- Mariposa de ameixa. Os ovos são postos pelas borboletas, penetram na drupa e a comem completamente por dentro.
Para prevenção e controle, recomenda-se tratar a ameixa com inseticidas antes do início do ovário.
Colheita e armazenamento
Os frutos são colhidos à medida que amadurecem, o que dura cerca de 21 dias. Se houver grande número de frutos, alguns são retirados verdes e deixados em local fresco, mas expostos à luz, para que amadureçam. Além disso, os galhos, pesados, são sustentados. Armazene a colheita colhida em local fresco. Não estraga por cerca de 30 dias.