As características dos solos são determinadas pelos processos que ocorrem durante a sua formação e desenvolvimento. Eles determinam o tipo, as propriedades e o valor do uso econômico da terra. Consideremos as características dos tipos de solos azonais, suas principais características, classificação, fatores e processos de formação, como se diferenciam os solos zonais, intrazonais e azonais, onde se distribuem principalmente.
Definição e características
Solos azonais são formações rochosas intermediárias que ainda não possuem todas as características características de um determinado tipo de solo.Isso se deve ao fato de os processos de formação dos solos ainda não terem sido concluídos (solos jovens) ou serem interrompidos por motivos geológicos, por exemplo, em decorrência de lavagem ou deposição de aluviões.
Solos intrazonais são solos que não se formam de acordo com o clima de uma determinada área. As parcelas podem ser grandes em área, cruzar solos zonais, mantendo suas características. Essas terras podem estar localizadas em diferentes zonas e altitudes. Mas mesmo estando em continentes diferentes, os solos intrazonais podem ser semelhantes.
Classificação de solos intrazonais
Estes incluem várzea (aluvial), montanhosa e salina. As várzeas são formadas em várzeas fluviais sob a influência da alta umidade e são naturalmente férteis. Os solos aluviais são principalmente turfosos e húmus cinzento.
O grupo de solos salinos inclui solonchaks, solonetzes e solods. São terras com alto teor de sal. Devido aos efeitos tóxicos dos sais no crescimento das plantas, as terras salinas são quase inadequadas para a agricultura.
Os solos montanhosos estão sujeitos a zoneamento vertical. As condições climáticas, as espécies vegetais e animais mudam com a altitude da área. Como resultado, as zonas mudam na mesma sequência que horizontalmente. Subtipos de solos de montanha: floresta, podzólico, relva, prado, estepe de prado, taiga, tundra.
A turfa pantanosa também pertence à categoria intrazonal. São formados em áreas de baixo relevo com alagamento obrigatório, sujeitas a fornecimento de ar insuficiente.
Fatores formadores
Os solos intrazonais passam por todos os estágios de formação do solo, mas adquirem características especiais após serem expostos a determinados fatores externos ou quando um deles muda abruptamente. Por exemplo, a formação deste tipo de solo é causada por uma enchente de um rio ou por uma erupção vulcânica.
Diferença de solos zonais e azonais
O zoneamento é influenciado principalmente pelo clima, que muda naturalmente com a latitude geográfica. A formação dos solos é influenciada pela iluminação, níveis de umidade e vegetação. Exemplos de alternância de tipos zonais são claramente visíveis em ambos os hemisférios, do equador aos pólos.
Os solos azonais diferem dos solos zonais em idade e possuem características diferentes, pois estão em estágio inicial de formação. Com o tempo, irão adquirir características características desta área natural.
Prevalência
Solos intrazonais e azonais são encontrados em todas as zonas climáticas: tundra, floresta-tundra, florestas, pântanos, estepe florestal, estepe e semidesertos. Azonal - são jovens rochosos ou arenosos soltos, formados em aluviões frescos, que ainda não adquiriram as propriedades dos solos da sua área.
Os intrazonais são encontrados em áreas pantanosas, formados em rochas carbonáticas que passam por diversas zonas do solo. Os pântanos estão localizados na taiga e na tundra, com menos frequência nas regiões ao sul. Os tipos salinos são encontrados principalmente em várzeas fluviais e áreas montanhosas.
A aparência dos solos em uma determinada área geralmente depende das condições climáticas, dos níveis de umidade e insolação e da vegetação. Os processos de formação estão sujeitos à influência desses fatores. Mas, em alguns casos, os solos são afetados por um fator específico que altera as suas propriedades. Solos jovens não possuem zoneamento por estarem em início de formação.