Para obter altos rendimentos nas culturas de grãos, é necessário criar condições favoráveis para as culturas muito antes de as sementes entrarem no solo. Para tanto, a semente deve ser preparada adequadamente, tratando-a com uma substância adequada que destrua os patógenos do grão, do solo e das plantas jovens. A utilização do Lamador, desinfetante de nova geração, proporciona excelentes resultados nas culturas de primavera e inverno.
Substância ativa e formulação
O "Lamador" é um pesticida sistêmico, um fungicida de nova geração. Pertence à classe dos triazóis e é composto por dois componentes ativos:
- Protioconazol na concentração de 250 gramas por litro.
- Tebuconazol na proporção de 150 gramas por litro.
A presença de dois componentes permite obter sinergia de ação e aumentar a eficácia do desinfetante Lamador. Cada um dos componentes atua em certas seções do DNA dos patógenos, o que leva a taxas mais altas de destruição da infecção. O produto atua sobre um maior número de bolores e podridões, proporcionando às plantas proteção de alta qualidade nas fases iniciais mais importantes do desenvolvimento da cultura.
A forma preparativa do “Lamadora” é o CS, ou seja, um concentrado de suspensão. O desinfetante é produzido em latas plásticas de cinco litros e é um produto importado da Bayer (Alemanha).
Espectro de ação e mecanismo de operação
O produto Lamador é utilizado no tratamento de sementes de trigo de inverno e primavera, cevada, centeio de inverno e aveia. As substâncias ativas atuam sobre diferentes componentes dos patógenos, duplicando a eficácia do desinfetante.
O "Lamador" destrói patógenos de infecções fúngicas nas sementes, no solo e também aqueles transmitidos pelo ar.
O uso de um desinfetante ajuda a combater uma ampla gama de doenças nas culturas de grãos, protege contra o apodrecimento das raízes e o mofo da neve, destrói a poluição, ajuda a planta a resistir às mudanças de temperatura e às condições climáticas adversas - seca, ventos secos, frio e calor extremo.
O produto “Lamador” não possui fitotoxicidade, cria condições favoráveis às lavouras, proporcionando um início forte, servindo como chave para uma grande colheita.
Instruções de uso do medicamento "Lamador"
A droga "Lamador" pertence à segunda classe de perigo para os seres humanos. Isto significa que o desinfetante pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. Tais substâncias são perigosas para os insetos polinizadores, incluindo as abelhas melíferas, bem como para os peixes e a fauna aquática, por isso não devem ser utilizadas perto de apiários e durante o verão ativo das abelhas, bem como na zona de proteção da água.
O desinfetante é usado uma vez, para tratar a semente imediatamente antes de entrar no solo ou antecipadamente (dentro de 12 meses antes da semeadura). O consumo de fluido de trabalho é de 10 litros por tonelada de sementes, a taxa de utilização do produto é de 0,15-0,2 gramas por litro.
O desinfetante é eficaz contra as seguintes doenças fúngicas das culturas de grãos:
- Sujeira - dura, empoeirada, pedra, falsa, coberta e caule.
- Podridão radicular – fusarium, rizoctonia, helminthosporium.
- Septória.
- Manchas líquidas e marrom-avermelhadas.
- Tifulose.
- Molde no material da semente.
O Lamador contém um corante que permite monitorar a uniformidade e a qualidade do processamento das sementes, além de um adesivo que forma uma fina película na superfície do grão, não deixando áreas sem tratamento. Graças a isso, o material da semente fica protegido de forma confiável contra muitos tipos de doenças fúngicas.
As sementes tratadas ficam livres dos patógenos presentes nelas, o que lhes dá a chance de começar com sucesso, não morrer nos estágios iniciais e sobreviver a possíveis piores condições climáticas. Como resultado, as sementes tratadas são mais viáveis e as plantas cultivadas a partir delas são fortes e férteis.Assim, o tratamento de sementes pré-semeadura torna-se a chave para a obtenção de grandes rendimentos de culturas de grãos de inverno e primavera: trigo, centeio, cevada e aveia.
Precauções de segurança ao trabalhar com o produto
As mesmas regras se aplicam ao trabalho com a droga e à maioria dos pesticidas:
- Usar roupas de proteção que cubram ao máximo a área do corpo (calças, camisas de manga comprida, sapatos fechados, chapéus).
- Uso de equipamentos de proteção individual: óculos, máscaras, luvas de borracha e na pulverização em espaços fechados - respiradores.
- Proibição do consumo de alimentos e bebidas, bem como de fumar no trabalho com a Lamador.
Compatibilidade com outros medicamentos
O desinfetante Lamador é compatível com a maioria dos pesticidas utilizados na agricultura. Pode ser incluído em misturas em tanques, desde que previamente tenha sido realizada uma mistura experimental. Caso provoquem o aparecimento de sedimentos, flocos ou liberação de gases, não se deve misturar os produtos no mesmo recipiente.
Se for formada uma mistura homogênea sem efeitos colaterais, o medicamento combinado pode ser usado sem restrições. Atenção especial deve ser dada à mistura com reguladores de crescimento e microfertilizantes.
Condições de armazenamento
O desinfetante Lamador deve ser armazenado separadamente de alimentos, bebidas, rações animais (domésticas e agrícolas), medicamentos e produtos químicos domésticos, preferencialmente fora das instalações residenciais.
Os locais de armazenamento devem ser frescos, com temperaturas variando de -10 a +40 graus Celsius, protegidos da radiação solar. Os recipientes com o medicamento “Lamador” devem ser bem fechados e pessoas não autorizadas, crianças e animais não devem ter acesso ao ambiente. O prazo de validade é de até 24 meses a partir da data de fabricação do produto.
Análogos protetores
Análogos do Lamador em termos de princípios ativos são os medicamentos Prozaro, Prozaro Quantum e Redigo Pro.