Um dos métodos de propagação das fruteiras é a enxertia. É realizado para obter uma árvore com características elevadas. Estes incluem resistência a baixas temperaturas e forte imunidade. Depois de enxertar uma noz no verão, você poderá obter uma colheita que ficará famosa por suas ricas colheitas. Mas este procedimento é bastante complicado e requer certas habilidades.
Datas de vacinação
O período de maior sucesso para enxertar uma cultura que gosta de calor é o verão. Em meados de julho, estão sendo feitos os preparativos para o procedimento com mudas de dois anos. Eles são usados para brotar botões de nozes.Dependendo de onde a cultura da castanha é propagada, a operação está prevista de maio a agosto.
O enxerto não enraíza bem se o procedimento for deixado até o outono. A vacinação na primavera também nem sempre é bem-sucedida. No final do inverno, você pode enxertar usando estacas como material. Eles são preparados com antecedência.
Métodos de brotamento
Cada jardineiro vacina usando seus próprios métodos comprovados. Existem opções de operação simples e complexas. O método de brotamento é adequado para iniciantes e não requer nenhuma habilidade especial.
Em um caso, o olho é removido junto com o meio tubo do rebento. Faça 2 cortes transversais na área selecionada com uma faca especial, sem tocar na madeira da estaca. Em seguida, as peças são conectadas por corte longitudinal. O meio tubo é removido junto com o rim. O rim deve estar localizado no meio entre os cortes. A superfície do rebento é suavizada cortando cuidadosamente os tubérculos e suavizando a rugosidade.
O método de brotação de verão ocorre usando um botão vegetativo não formado. É retirado dos brotos cuja casca ainda é gramínea. No início do verão, o rebento da noz está em fase de crescimento ativo. A enxertia terá sucesso, pois o calo se forma e cresce rapidamente na junção da copa e do porta-enxerto.
Após 2-3 semanas, a lacuna entre o escudo e a casca no local do enxerto estará completamente fechada.
Preparar escudos herbáceos com olho para enxertia é fácil, pois são fáceis de arrancar na altura da casca. Neste caso, o período do procedimento é transferido para maio-junho.
Faca de enxerto
Uma condição importante para o sucesso da operação de enxerto é o instrumento utilizado para recortar o rim com o escudo.
A faca pode ser adquirida ou encomendada em oficinas especiais. Possui 2 lâminas.Ao colocá-los paralelos e fixá-los rigidamente, obtêm-se uma ferramenta de enxerto ideal. A distância entre as lâminas é de 3 centímetros.
Também é recomendável fazer suas próprias facas com bisturis cirúrgicos ou chapas de aço de alta qualidade. As lâminas são montadas em blocos de madeira de 10 centímetros de comprimento e 1 centímetro de largura. O principal requisito para uma ferramenta é a sua nitidez.
Uma faca de brotamento comum auxiliará no procedimento.
Selecionando e preparando o porta-enxerto
A árvore para o porta-enxerto é selecionada entre as seguintes variedades de nozes:
- idade 3 anos;
- o diâmetro do caule é de 1,5 centímetros;
- resistente ao gelo;
- com um sistema imunológico forte.
O principal para a copa e o porta-enxerto é a semelhança em suas características básicas. Você pode enxertar um botão em variedades de culturas de alto rendimento, como Pyatiletka, Zarya Vostoka. São utilizadas mudas de nogueira cultivadas de forma independente. Eles praticam o enxerto de nozes em nozes da Manchúria, que são mais resistentes aos desastres climáticos.
É necessário limpar parte do tronco do porta-enxerto antes da enxertia. Faça 2 cortes ao longo do tronco a pelo menos 10-15 centímetros do solo com uma faca, mas não retire o meio tubo para que o local da enxertia não oxide.
Curiosamente, as nozes podem ser enxertadas em outras culturas. Para isso, utilizam-se fruteiras com caroço - cerejas, ameixas. Lilás é um arbusto com flores adequado.
Como enxertar uma noz
Somente quando o botão com o escudo estiver preparado, uma parte proporcional deve ser cortada no porta-enxerto. Jardineiros experientes preparam primeiro um corte de meio anel no tronco da muda e só depois no caule da noz. Então é mais fácil conectar as peças encurtando a tira extra do rebento.Os olhos retirados da parte central da estaca enraízam-se melhor, um pouco pior - na base ou no topo.
Depois de conectar a gema ao escudo e ao meio anel do porta-enxerto, amarram-na com fita de PVC. Comece a aplicar o barbante a partir da seção transversal. Certifique-se de monitorar o aperto da fita na ferida. É melhor aplicar camadas de encadernação em espiral. A cintagem é realizada de baixo para cima e para trás. Consome-se muito filme, de até 50 centímetros, para fechar bem a ferida no tronco.
Se a operação for limpa e rápida, a taxa de sobrevivência do rim será alta e os processos oxidativos nos tecidos não terão tempo de começar.
Para se preparar para a brotação, no mesmo dia é necessário cortar parte da copa do porta-enxerto para que a árvore direcione suas forças para a fusão do cádmio da muda e do escudo da gema.
Características da vacinação de inverno
O método de enxertia de inverno difere do método de verão. É realizado em sala onde o porta-enxerto é introduzido 2 semanas antes do procedimento. As mudas e estacas são preparadas para a operação cortando as pontas que são aplicadas umas nas outras na diagonal. Não se esqueça da língua, que fica com 1,5 centímetros de tamanho. Neste caso, preste atenção na gema, ela deve ficar na copa do lado oposto ao corte. As partes da copa e do porta-enxerto são conectadas de forma que as camadas de cádmio dos juncos coincidam. O local da enxertia é amarrado com barbante ou fita elástica e revestido com grama.
Um corte curvo com ligeiro espessamento não pode ser utilizado para a operação.
Este método caseiro é usado para plantar uma muda enxertada no jardim na primavera. Até então, será guardado em local escuro e fresco.
Você pode cultivar mudas de nozes para procedimentos de inverno usando sementes. Após 3 anos, o porta-enxerto estará pronto para enxertar a variedade desejada de castanha.
A primavera é adequada para enxertia, mas neste caso as mudas são colhidas no outono e guardadas no porão. Mas a enxertia raramente é possível nesta época do ano devido ao fato de que o fluxo de seiva na colheita de nozes começa cedo. E é preciso enxertar antes que a árvore comece a ganhar vida depois do inverno.