Qualquer jardineiro sonha em ter todos os vegetais cabendo em um canteiro de 6 acres. Para isso, jardineiros experientes tiveram a ideia de cultivar pepinos em sacos, o que ajuda a economizar espaço no jardim. Ao mesmo tempo, você poderá obter uma colheita rica e saborosa: 12 a 15 pepinos crescem em um recipiente. Vejamos este método.
Vantagens e desvantagens do método
Há um grande número de vantagens em cultivar pepinos em um saco:
- Enorme colheita.
- Os sacos não ocupam espaço no jardim.
- Você pode cultivar pepinos na varanda.
- Sem dificuldades no atendimento.
- A colheita é mais fácil.
- Frutas limpas, pois não entram em contato com o solo e, portanto, não apodrecem.
Este método inovador de cultivo de vegetais em um saco atraiu muitos entusiastas da jardinagem. Melhor do que as estufas, evita-nos a necessidade de cavar canteiros no campo e capiná-los após cada chuva. Não há ervas daninhas nos sacos e, se aparecerem, é fácil livrar-se delas. As frutas cultivadas desta forma ficarão ótimas, pois não haverá sujeira nelas. Se tudo for feito corretamente, os pepinos plantados desta forma amadurecerão mais cedo do que os plantados em área aberta.
Além disso, o rendimento de pepinos em sacos é muito maior do que em canteiros. Aliás, se você tiver espaço suficiente em seu apartamento, poderá cultivá-las dentro de casa o ano todo. O principal é cuidar bem delas, dar luz, calor e rega adequada às plantas.
Por melhor que seja o método, ele, como todos os outros, tem algumas desvantagens:
- Dificuldades em garantir níveis de umidade suficientes.
- Se o ambiente estiver quente, os sacos ficarão com temperatura elevada, o que levará à morte da planta.
É imperativo regar os pepinos nos sacos de plantio com a maior freqüência possível, porque a umidade nesses “recipientes” evapora muito rapidamente, não como em uma estufa. Se faltar umidade, os frutos ficarão com sabor amargo ou a planta morrerá completamente. É melhor comprar sacolas brancas.
Preparando as sementes
Para conseguir uma boa colheita, as sementes devem ser devidamente preparadas antes do plantio. Isso é feito em várias etapas:
- As sementes são cuidadosamente selecionadas.
- O aquecimento está em andamento.
- Em seguida, o material da semente é processado.
- A etapa final é o endurecimento.
É muito importante escolher as melhores sementes, não vazias e, o mais importante, grandes entre a abundância de sementes.. Para isso, mergulhe-os em líquido (quente) por 5 minutos.Depois disso, é necessário movê-los para uma solução salina pré-preparada (50 gramas por litro). A seguir é preciso esperar, algumas sementes vão flutuar, devem ser jogadas fora.
A seguir, é necessário secar bem o material para a semeadura, e para isso será necessário estendê-lo sobre um pano e colocá-lo, por exemplo, ao sol, ou, simplesmente, colocá-lo em um pires e colocá-lo sobre um radiador quente. A seguir, as sementes devem ser desinfetadas para que no futuro as plantas não fiquem expostas a doenças fúngicas e diversos tipos de pragas. Para conseguir isso, é necessário aquecê-los por algum tempo a uma temperatura de 60 graus Celsius.
Esta abordagem aumentará significativamente a produtividade. Após todos esses procedimentos, é aconselhável colocar a semente em solução de permanganato de potássio por cerca de uma hora e meia. Aliás, jardineiros experientes afirmam que após a desinfecção das sementes, elas precisam ser colocadas em uma solução de cinza de madeira. É muito fácil de preparar, duas colheres de sopa. eu. despeje um litro de líquido e deixe descansar por dois dias.
Em seguida, é necessário endurecer as sementes para que as mudanças de temperatura não as afetem negativamente. Para isso, a semente é colocada sobre um pano levemente umedecido e não removida até inchar. Se o pano secar, é necessário umedecê-lo. Depois de bicar várias sementes, todas as sementes são transferidas para a prateleira de cima da geladeira por 24 horas e depois para a de baixo pela mesma quantidade. Depois disso, as sementes estão prontas e você pode começar a plantar.
Como cultivar pepinos em sacos, passo a passo
Então, consideramos os principais fatores e agora, de fato, podemos fazer a semeadura. Precisaremos de alguns materiais, eles devem ser preparados com antecedência:
- Um saco grosso (por exemplo, recipientes de açúcar ou sacos de lixo), cujo volume varia de 70 a 120 litros.
- Poste de dois metros.
- Cordão (apertado).
- Três tubos de um metro. Devem estar vazios (serão a base do sistema de irrigação).
- Preparação. Pode ser preparado manualmente ou adquirido.
- Unhas.
- Estacas (altas).
Se tudo isso estiver recolhido, passamos para a fase preparatória. Pegue tubos pré-preparados e faça furos neles em um padrão xadrez usando uma furadeira. Os pregos devem ser pregados em um dos lados do poste, isso é necessário para amarrar os cordões, pois os pepinos em sacos enviarão seus brotos por eles. Solo leve é uma ótima opção para o cultivo de pepinos em sacos. É altamente desencorajado o uso de terra preta ou turfa.
Observe que se o solo foi preparado manualmente, é necessário adicionar húmus e cinzas. O superfosfato também não será supérfluo no plantio de pepinos em sacos. Jardineiros qualificados fazem o enchimento de sacos da seguinte forma:
- É feita uma mistura de terra e serragem.
- Cerca de 20 gramas de nitrophoska são adicionados a um balde da mistura acabada.
- Em seguida, você precisa colocar uma camada de dentes de leão (frescos) na embalagem.
- Uma camada da mistura deve ser colocada por cima.
- Em seguida, você precisa alternar as camadas.
Muitas pessoas se perguntam quanto derramar a mistura. Não há uma resposta exata, pois isso é afetado pela altura da embalagem. É aconselhável tentar encher cerca de 2/3. O cultivo de pepinos em sacos só é possível se forem colocados na posição vertical. Definitivamente, você deve colocar um pequeno pino no meio. Em seguida, tubos preparados com furos devem ser colocados ao redor da estrutura acabada.Antes de plantar pepinos, o solo deve ser regado com água morna.
Agora vamos ver como plantar pepinos em sacos de terra. É aconselhável escolher variedades resistentes a diversas doenças. Não é permitido cultivar mais do que três mudas plantadas em um recipiente (saco). Se você planeja plantar mais, é necessário fazer furos no recipiente em forma de tabuleiro de xadrez e colocar as mudas neles.
Como cuidar adequadamente
A rega do pepino será feita graças aos tubos colocados à sua volta. A frequência da rega depende da rapidez com que o solo seca. Em climas quentes, a rega deve ser feita diariamente. Em tempo frio e chuvoso, você pode regar apenas uma vez por semana. Quando as plantas começam a desenvolver gavinhas, você precisa colocar estacas em volta delas e amarrar cordas nelas. As pontas dessas cordas são amarradas aos pregos que foram cravados no poste anteriormente. Essa abordagem permite garantir que um caule seja formado e você obtenha uma rica colheita.
Aliás, é aconselhável alimentar pepinos que crescem em sacos. Para isso, é feita uma infusão de urtiga ou de qualquer erva. É necessário começar após a formação dos ovários.
Recomendações
Para conseguir uma boa colheita, use estas dicas:
- Tente usar apenas embalagens plásticas grossas.
- Nos locais onde ficarão os sacos com mudas, é necessário fazer pequenas reentrâncias para colocar os sacos na vertical.
- Se precisar de pepinos levemente salgados ou para enrolar, escolha variedades que tenham frutos pequenos.
- Cuide bem dos seus vegetais.
- Não exagere na rega, caso contrário, o excesso de umidade pode causar doenças nas plantas.
- Use sacos brancos, então a umidade irá evaporar por mais tempo.
Jardineiros experientes recomendam plantar pepinos em sacos, em vez de em estufa. Este método de cultivo de vegetais tem críticas extremamente positivas. Em uma área relativamente pequena você pode obter uma boa colheita. Você pode plantar qualquer quantidade de pepinos em sacos, tudo depende do seu humor e desejo.
Conclusão
Agora você sabe passo a passo como cultivar pepinos em sacos. Use este método e obtenha uma colheita boa e saborosa.