Existem razões compreensíveis pelas quais os pepinos estão vazios por dentro. Se tal desastre acontecer com a colheita, você precisará corrigir os erros na próxima temporada. Aqui estão as principais áreas às quais você deve prestar atenção ao cultivar pepinos:
- microclima;
- rega;
- qualidade do solo e nutrição equilibrada;
- características varietais e colheita oportuna;
- doenças.
Trataremos de cada ponto separadamente para compreender nossos erros e não repeti-los. Os fatores listados afetam a qualidade dos frutos no cultivo de pepinos tanto em campo aberto quanto em estufa.
Características de colheita e variedade
Os residentes de verão, que raramente vão à sua casa de campo, colhem pepinos ocos com mais frequência do que outros.Durante o pico da frutificação, os pepinos jovens devem ser colhidos todos os dias ou pelo menos em dias alternados. A colheita uma vez a cada 5 a 7 dias faz com que as verduras fiquem maduras demais e apareçam vazios.
O problema pode ser resolvido com uma seleção cuidadosa das sementes para plantio. Deve ser dada preferência aos híbridos. Na embalagem das sementes ao lado do nome deverá constar a designação F1. A maioria dos híbridos mais novos não forma vazios dentro da fruta. Se você ler atentamente a descrição da variedade impressa na embalagem, poderá encontrar sementes com as características desejadas para cultivo em estufa e em campo aberto.
Na hora de escolher as sementes, outra característica é importante - a finalidade de uso. De acordo com o valor desta característica, todas as variedades (híbridos) são divididas em 3 grupos:
- salada;
- universal;
- enlatado.
Com menos frequência, os pepinos enlatados são ocos, seguidos pelos universais; na maioria das vezes, as variedades de saladas em estufa crescem demais e ficam vazias.
Microclima
Podemos falar sobre microclima ao cultivar em uma estufa. Em terreno aberto, a umidade e a temperatura do ar são determinadas pelo clima. A grande diferença entre as temperaturas diurnas e noturnas no mês de agosto leva à formação de cáries nos frutos.
Em solo protegido, esse problema não é tão premente: no jardim, os canteiros de pepino precisam ser cobertos com material de cobertura à noite para manter a temperatura ideal à noite.
O abrigo melhorará a formação dos frutos, pois os pepinos crescem à noite e a temperatura necessária para o crescimento das plantas deve ser superior a 20 °C.
Rega
Uma condição muito importante para a qualidade dos frutos é a rega adequada. A rega insuficiente tem um efeito negativo na qualidade da polpa do pepino. A falta de umidade é especialmente perceptível em climas quentes. A rega excessiva após um longo período de seca piora a comercialização.
Este problema pode ser resolvido de várias maneiras:
- organizar um sistema automático de irrigação por gotejamento;
- cobrir o solo sob os arbustos com uma camada de cobertura morta (15 cm);
- regar com regador, mas regularmente, não deixando a camada superior secar.
A cobertura morta do solo não só permite reter a umidade, mas também melhora a estrutura do solo, o que afeta diretamente a nutrição das plantas e, portanto, a qualidade dos frutos e a densidade de sua polpa. Ao cuidar da lavoura, é preciso lembrar que a umidade do solo deve ser constante e não cair abaixo de 75%.
Qualidade do solo e nutrição equilibrada
Se você usar fertilizantes orgânicos e minerais de maneira inadequada, poderá obter uma colheita de baixa qualidade.
Pepinos com vazios no interior são matérias-primas pobres para preparos e não são o melhor produto para fazer saladas.
Se a polpa do pepino fresco tiver uma estrutura solta, é necessário analisar o esquema de alimentação. Talvez, ao adicionar fertilizantes ao solo, o equilíbrio entre nitrogênio, fósforo e potássio tenha sido perturbado. As cáries no interior dos frutos ocorrem quando há excesso de nitrogênio. Muitas vezes ocorre um desequilíbrio quando matéria orgânica (estrume) e ureia são adicionadas simultaneamente.
Para evitar esse problema, ao preparar o solo na primavera (outono), aplique húmus e fertilizantes minerais nos pepinos conforme a norma. A norma é determinada com base na estrutura do solo: diferentes tipos de solo (argiloso, argiloso, franco-arenoso) requerem suas próprias proporções de fertilizantes.
Para uma dieta balanceada de pepinos, é melhor usar fertilizantes minerais complexos. A embalagem sempre indica a proporção de nutrientes essenciais.É preciso lembrar que durante a formação dos ovários e frutos a planta necessita de mais potássio, durante a floração necessita de fósforo, e o nitrogênio é necessário no período inicial, quando há um crescimento ativo da massa verde.
Doenças
O pepino é uma cultura sensível às flutuações de temperatura. O estresse para ela é um aumento da temperatura acima de 30 °C e uma diminuição abaixo de 10 °C. Durante períodos de estresse, a imunidade diminui e o risco de doenças infecciosas aumenta.
Podem formar-se defeitos nos pepinos se o arbusto estiver infectado com um vírus. As perdas de colheitas devido a doenças de origem viral são significativas. Por exemplo, a necrose viral reduz o rendimento em 20%, ou mesmo em 50%.
Você pode evitar a deformidade dos frutos e a morte das plantas por doenças virais seguindo certas regras:
- rotação de colheitas;
- sementes saudáveis;
- variedades resistentes a vírus;
- tratamento do solo antes do plantio com fungicidas;
- nutrição equilibrada e rega.
É possível aumentar a imunidade das plantas em uma estufa (solo) com a ajuda de reguladores de crescimento, que devem estar no arsenal de todo residente de verão. Ao utilizá-los nas proporções exigidas, você pode obter uma colheita completa mesmo em más condições climáticas.
Eliminar as razões pelas quais os pepinos estão vazios por dentro ajudará a melhorar a qualidade da colheita. No inverno, os potes não contêm frutas macias e enrugadas, mas pepinos elásticos e crocantes.