Nas lojas de jardinagem é fácil encontrar um medicamento adequado para combater infecções em pepinos, mas há jardineiros que preferem o tratamento com métodos tradicionais. Todo mundo conhece os benefícios dos tratamentos com ácido bórico e iodo, mas nem todo mundo sabe como tratar pepinos com Trichopolum. Quem leva um estilo de vida saudável e não vai ao médico pode não saber o que é.
Brevemente sobre Tricópolis
Trichopolum é um medicamento barato vendido em farmácias. Você não precisa de receita para comprá-lo. O medicamento é produzido na forma de comprimidos brancos não revestidos. O ingrediente ativo é o metronidazol, um comprimido contém 250 mg.
Metronidazol tem efeito antibacteriano. É prescrito para pessoas com giardíase, qualquer forma de tricomoníase e doenças causadas por bactérias anaeróbicas. Jardineiros usam metronidazol para tratar infecções bacterianas e fúngicas em pepinos.
Tratamento de pepinos com Trichopolum
A lógica dos jardineiros que tratam as plantações de pepino com Trichopolum é clara. Os comprimidos tratam doenças fúngicas e bacterianas em humanos e também curam plantas.
Doenças
Jardineiros observam que nem todos doenças do pepino são tratados com Trichopolum. Existem muitas críticas positivas sobre a pulverização de pepinos com Trichopolum contra a cladosporiose. Caso contrário, esta doença fúngica é chamada de mancha marrom ou verde-oliva.
O fungo atinge toda a parte aérea do pepino e a colheita também é prejudicada. Na cladosporiose, as folhas e caules ficam cobertos por um grande número de manchas marrons; nos frutos, as manchas se transformam em feridas; são impróprias para consumo e preparo.
Existem resultados bem-sucedidos no combate ao oídio. Os arbustos são tratados com Trichopolum após o aparecimento de manchas brancas nos caules e na superfície das folhas. Vários tratamentos salvam os pepinos dos fungos. Sobre tratamento de fusarium em pepinos As críticas são mistas. A maioria dos jardineiros observa que, com o fusarium, pulverizar pepinos com Trichopolum não trouxe resultados positivos.
Recomendações de uso
O tratamento de pepinos contra manchas marrons e oídio com Trichopolum dá um resultado 100% positivo, mas apenas com tratamentos semanais de pés de pepino. Pare de pulverizar pepinos com Trichopolum somente quando eles estiverem convencidos de que o fungo está completamente destruído tanto no solo quanto nas plantas.
Antes de tratar seus pepinos com comprimidos, é preciso pensar em comparar os riscos do uso do medicamento e dos fungicidas (Strobi, Previkur, Kuproxat, Quadris). Se o medo da química o superou, compre comprimidos de Trichopolum ou Metronidazol e trate os arbustos doentes. Ao preparar uma solução, a dosagem é importante - o número de comprimidos para um determinado volume de água. Trichopolum é usado para pepinos na forma de pulverização na folha e aplicação da solução sob a raiz durante a rega. A dose do medicamento é diferente em cada caso:
- A solução regadora é preparada na proporção de 1 litro: 1 comprimido, se o regador tiver 10 litros - adicionar 10 comprimidos, 5 litros - 5 comprimidos;
- Para pulverizar, prepare um fluido de trabalho de maior concentração, dissolva 2 comprimidos em um litro de água, se o pulverizador tiver volume de 10 litros, adicione 20 comprimidos de Trichopolum.
A quantidade necessária de comprimidos é primeiro dissolvida em um pequeno volume de água e só depois colocada em um recipiente de trabalho (balde, regador, pulverizador). Quando aparecem os primeiros sintomas de uma doença fúngica, não há necessidade de adiar o uso do Trichopolum, as chances de cura do pepino são maiores com os tratamentos precoces.
Trichopolum não é um produto químico que muitos temem, mas um medicamento potente, cujo uso durante a frutificação do pepino é indesejável. Todos os tratamentos de arbustos com Metronidazol devem ser interrompidos três semanas antes da colheita. Ao usar um antibiótico, aplicam-se as mesmas regras do uso de fungicidas.
Receita com verdura
Assim que você notar manchas esbranquiçadas ou amarelas nas folhas dos pepinos jovens, não espere até que fiquem marrons e a infecção se espalhe para as plantas saudáveis. Pepinos precisam de processamento urgente. Pegue 1 frasco de verde brilhante, 10 comprimidos de Trichopolum ou Metronidazol e dissolva tudo em 10 litros de água.Temperatura da água 22–25 °C.
Até que os sinais da doença desapareçam, trate os arbustos com uma solução de Trichopolum com verde brilhante uma vez por semana. Pulverize pepinos saudáveis para fins preventivos. Neste caso, a solução é preparada com menor teor de medicamentos:
- 10 litros de água;
- ½ garrafa de verde brilhante;
- 5 comprimidos.
A prevenção de doenças fúngicas começa com o tratamento de pepinos com Metronidazol após o aparecimento de 4–5 folhas verdadeiras e termina 3 semanas antes da colheita. A chuva que se segue à pulverização elimina o medicamento, pelo que o tratamento é repetido. É melhor processar pepinos em tempo seco à noite, depois das 17h00, ou de manhã, antes das 11h00.
Avaliações
Antonina: “Não apoio jardineiros que borrifam Trichopolum em pepinos. É impossível adivinhar como o consumo de pepinos tratados com um antibiótico forte afetará a saúde humana. Para mim, a cinza é o remédio mais confiável para todas as doenças.”
Tatyana: “Tratei os pepinos com Metronidazol contra a bacteriose. Houve um efeito. Um arbusto estava doente, então preparei uma pequena solução dissolvendo 2 comprimidos em 1 litro de água. Tratei o arbusto doente e 2 plantas vizinhas. Isto é necessário para que a infecção não se espalhe para eles. O arbusto sobreviveu, deu frutos e a doença não se espalhou pela estufa.”
Ekaterina: “No verão passado eu estava cansada combater o oídio em pepinos. No inverno, li comentários sobre o tratamento de pepinos com Metronidazol. Na primavera decidi testar o efeito do remédio nos canteiros do meu jardim. Ao semear pepinos, coloquei 1 comprimido de remédio em cada cova. Os arbustos foram borrifados com água com Trichopolum durante todo o mês de junho. Os pepinos não adoeceram durante todo o verão.”
Conclusão
Quaisquer medidas preventivas tomadas atempadamente garantem uma colheita de pepinos amiga do ambiente. O que usar: fungicidas, comprimidos ou remédios populares - quem decide é o dono do canteiro de pepino.