A duração do dia para as galinhas poedeiras no inverno é de grande importância. Este parâmetro afeta aves produtivas. Utilizando a duração e a intensidade da iluminação do galinheiro, é possível regular o desenvolvimento das aves, proporcionar-lhes um descanso adequado e controlar a quantidade e a qualidade dos ovos. É por isso que é tão importante organizar adequadamente o sistema de iluminação do aviário. Deve ser não apenas eficaz, mas também seguro.
- O que a luz afeta?
- Intensidade
- Duração da luz do dia
- Prós e contras de diferentes tipos de lâmpadas
- Lâmpadas incandescentes
- Lâmpada fluorescente
- Lâmpada que poupa energia
- Lâmpadas de LED
- Como organizar corretamente um sistema de iluminação em um galinheiro
- Como calcular o brilho da luz
- Cor da lâmpada
- Locais de instalação
- Quando ligá-lo
- Desenvolvimento de programas de iluminação para frangos de diferentes idades
O que a luz afeta?
Independentemente dos fatores sazonais, é recomendável acostumar os frangos à iluminação estável desde o início. Aves produtoras de ovos começam a botar ovos aos 4 meses. Nas raças de ovos de carne, isso ocorre dentro de seis meses. É impossível manter constantemente uma iluminação forte.
Intensidade
As galinhas enxergam mal no escuro, mas dependem da intensidade da luz. Eles são mais sensíveis a este indicador do que os mamíferos.
Dependendo da intensidade da luz, o cérebro envia impulsos para órgãos e sistemas. Eles afetam o sono, o desenvolvimento, o apetite e a reprodução. Isso significa que a maioria dos processos fisiológicos no corpo das galinhas pode ser regulada com a ajuda da luz.
Em dias ensolarados, os especialistas recomendam sombrear o galinheiro. A quantidade excessiva de luz não só afeta negativamente os parâmetros de produtividade, mas também leva à bicagem dos ovos. A iluminação muito intensa provoca canibalismo, comportamento agressivo e alta morbidade entre as aves.
Duração da luz do dia
A duração do dia afeta muitos processos - principalmente a quantidade e a qualidade dos ovos. Os seguintes recursos dependem deste indicador:
- peso e tamanho do ovo;
- o processo de desenvolvimento e maturação dos frangos;
- espessura da casca;
- saúde das aves;
- descanso para pássaros;
- processos metabólicos;
- peso do frango
Ao mesmo tempo, as luzes devem ser apagadas à noite. Usar lâmpadas por muito tempo tem consequências negativas.
Prós e contras de diferentes tipos de lâmpadas
Diferentes tipos de lâmpadas são usados para iluminar o galinheiro. Cada um deles tem vantagens e desvantagens.
Lâmpadas incandescentes
Esta é a opção mais econômica e ecologicamente correta. As lâmpadas incandescentes são caracterizadas pela facilidade de uso.Têm um design simples, são fáceis de trocar e servem para aquecer o ambiente. Além disso, esses produtos proporcionam boa iluminação.
Lâmpadas incandescentes podem ser usadas em câmaras frigoríficas. Eles são usados para aquecimento local. Graças a esses dispositivos, é possível aquecer gaiolas com galinhas. A desvantagem é a curta vida útil.
Lâmpada fluorescente
Esta é uma ótima opção para um galinheiro. Essas lâmpadas são consideradas uma fonte de luz branca suave. Eles são confiáveis e duráveis. O custo de tais modelos é relativamente baixo. Ao mesmo tempo, são considerados muito econômicos. As desvantagens incluem a necessidade de descartar dispositivos.
Lâmpada que poupa energia
Esses dispositivos permitem reduzir os custos de energia e obter o espectro de iluminação necessário. A desvantagem é o alto custo. Além disso, esses dispositivos contêm mercúrio, portanto devem ser descartados de maneira adequada.
Em condições de galinheiro, essas lâmpadas geralmente duram menos do que o período exigido. Ao mesmo tempo, a capacidade de regular a iluminação permite minimizar o estresse das aves durante a captura.
Lâmpadas de LED
Essas lâmpadas são caracterizadas por uma longa vida útil - mais de 50 mil horas. Hoje, existem versões especiais de dispositivos LED que são utilizados em granjas avícolas. Esses modelos são fáceis de usar. Eles operam em temperaturas diferentes.
Além disso, as lâmpadas LED são econômicas, resistentes à alta umidade e à poluição. Eles permitem controlar a intensidade da luz, o que é importante em um galinheiro. A desvantagem de tais dispositivos é seu alto custo, mas eles se pagam rapidamente.
Como organizar corretamente um sistema de iluminação em um galinheiro
Para obter bons resultados na disposição de um sistema de iluminação em um aviário, você deve se familiarizar com as recomendações com antecedência.
Como calcular o brilho da luz
A iluminação da sala onde vivem as aves adultas deve ser de 10 a 15 lux. Na matriz, este parâmetro deve ser de pelo menos 15 lux. Com esses indicadores, os galos são mais ativos.
Vale a pena considerar que a iluminação superior a 20 lux é perigosa. Pode causar alta agressividade em aves.
Cor da lâmpada
A sombra da lâmpada afeta o comportamento das galinhas:
- azul – tem efeito calmante e reduz sintomas de agressão;
- azul esverdeado – garante rápida maturação dos animais jovens;
- laranja – estimula a puberdade em galinhas;
- vermelho – lida com manifestações de agressão e sintomas de canibalismo, mas ao mesmo tempo reduz a produtividade.
Na maioria dos casos, os agricultores usam lâmpadas brancas. Neste caso, o efeito de cintilação não deve exceder 26.000 Hertz. Taxas mais altas afetam negativamente a visão das aves.
Locais de instalação
As lâmpadas devem ser colocadas de forma que, ao entrar no galinheiro, a pessoa não toque nelas com a cabeça. Ao mesmo tempo, ele deve ser capaz de alcançar facilmente as lâmpadas com as mãos para substituí-las ou repará-las. A altura média do teto é de 1,8 a 2 metros.
É aconselhável cobrir as lâmpadas com persianas, que protegerão contra poeira e água. É importante que a proteção seja forte. Caso contrário, os pássaros podem danificar acidentalmente as lâmpadas.
Na hora de realizar a iluminação, vale minimizar o uso de cabos. Piso molhado e outros fatores desfavoráveis podem causar curto-circuito.Isso cria um perigo para a vida dos pássaros. Recomenda-se instalar a blindagem fora da sala.
Ao manter as aves em gaiolas, os fios devem ser colocados acima das baterias. Ao colocar comedouros em gaiolas, vale a pena usar fontes de iluminação adicionais em seu interior.
Quando ligá-lo
No inverno, recomenda-se acender as lâmpadas cedo e apagá-las tarde.
Como resultado, as galinhas devem ter 14 horas de luz contínua. É importante garantir que não haja flutuações repentinas ao ligar e desligar as fontes de luz. Isso ajudará as aves a se sincronizarem com o regime e a estabelecerem processos metabólicos dentro do formato.
É aconselhável usar um cronômetro no galinheiro. Isso ajudará a facilitar a vida do agricultor. Os especialistas aconselham a escolha dos modelos mais simples para pequenos galinheiros. O dispositivo está conectado a uma tomada elétrica e à fiação. Então você deve escolher o programa ideal.
Desenvolvimento de programas de iluminação para frangos de diferentes idades
Para frangos de corte e poedeiras, é recomendável escolher o modo de iluminação correto. Vale a pena considerar a idade deles:
- no primeiro dia de vida é necessária 1 hora de escuridão;
- após atingir o peso de 150 gramas, são necessárias 9 horas de escuridão;
- galinhas com 22 dias necessitam de 8 horas de escuridão;
- Aves de 23 dias recebem 7 horas de escuridão;
- 24 dias requerem 6 horas de escuridão;
- 1 a 5 dias antes do abate, as galinhas precisam de 1 a 6 horas de escuridão.
A duração do dia afeta os processos fisiológicos das aves. Para aumentar sua produtividade, recomenda-se selecionar corretamente a intensidade e a duração da iluminação.