Os produtos próprios têm uma prioridade inegável sobre os análogos fabricados em fábrica, por isso os residentes suburbanos têm particular interesse em comprar galinhas para as suas famílias, a fim de continuarem a procriá-las e em fornecer à família saborosos ovos dietéticos. Todo avicultor novato se pergunta quantos ovos uma galinha comprada põe por dia e se sua criação será lucrativa. Vamos descobrir.
Quantos ovos uma galinha põe?
A galinha põe ovos de forma desigual ao longo do ano. Sua produtividade depende de vários fatores. Para avaliar a rentabilidade da criação de frangos e sua produtividade, é mais fácil contar os ovos ao longo de um ano.
Por dia
É impossível determinar inequivocamente quantos ovos uma galinha poedeira média produz por dia. Em condições ideais de alojamento e alimentação, uma galinha adulta com um ou dois anos de idade no verão produz um ovo em um ou dois dias. No inverno, a produtividade cai significativamente. Durante este período, a galinha põe ovos no máximo uma vez a cada poucos dias.
Na semana
Dependendo da raça e das características individuais, uma galinha jovem pode botar de 4 a 7 ovos por semana no verão. Em aves com mais de dois anos de idade, a produtividade cai de 10 a 20% a cada ano.
Por mês
Em um mês, são produzidos pelo menos 15 ovos de uma galinha. No verão, com alimentação intensiva, uma galinha jovem e saudável pode agradar seus donos com trinta ovos. Os indicadores padrão médios são de 20 a 24 ovos por mês.
Em um ano
O número mínimo de ovos obtidos por ano de uma galinha é de 200 peças. Em condições favoráveis e em conformidade com as normas alimentares, o número médio de ovos obtidos de uma população saudável chega a 280-300 ovos por ano. Uma ave altamente produtiva põe até 340 ovos por ano.
Com que frequência uma galinha põe ovos?
A galinha jovem média da raça ovo com um nível padrão de produção de ovos põe ovos quase todos os dias no verão. No inverno, com exceção do período da muda, a galinha põe ovos a cada dois ou três dias.
O que determina o indicador quantitativo de produção de ovos em galinhas, como aumentá-lo
A produtividade das galinhas depende de muitos fatores acompanhantes:
- recursos de alimentação;
- condições de detenção;
- idade da ave;
- características da raça;
- época do ano.
Todo avicultor novato deseja obter o máximo de ovos das galinhas poedeiras. No entanto, isso exigirá muito esforço - condições de vida favoráveis, alimentação oportuna e controle diário do gado permitirão alcançar o resultado desejado.
Dieta de galinhas poedeiras
Para manter a produção de ovos em alto nível, os seguintes grupos de alimentos são incluídos na dieta das galinhas poedeiras:
- carboidratos;
- proteínas;
- minerais;
- vitaminas.
A alimentação das galinhas deve ser distribuída uniformemente ao longo do dia e ocorrer no mesmo horário. Nas fazendas privadas, são praticadas com mais frequência três refeições por dia. O pássaro recebe:
- mosto úmido composto por ração mista e diversos aditivos;
- grão seco, que garante o funcionamento do estômago;
- ervas frescas;
- vitaminas;
- alimentos minerais responsáveis pela resistência da casca.
A utilização de rações balanceadas prontas para alimentação de frangos de acordo com a idade e os padrões de alimentação tem um efeito positivo na produtividade e na saúde do gado.
Produção reduzida de ovos
Via de regra, no verão, as galinhas saudáveis produzem ovos de forma consistente. O declínio da produtividade no inverno é influenciado por muitos fatores:
- A razão para a diminuição da produção de ovos no inverno é a redução do horário de verão. Para manter a produtividade em alto nível, as galinhas poedeiras recebem iluminação adicional por meio de lâmpadas infravermelhas.
- A violação do regime de temperatura é uma causa comum de queda na produção de ovos. A temperatura média padrão para frangos é de 15 °C. Em baixas temperaturas, é necessário um isolamento de alta qualidade do galinheiro e do equipamento de aquecimento.
- O ar estagnado e a alta umidade causam resfriados nas galinhas e reduzem a produtividade.O galinheiro requer um sistema de ventilação de alta qualidade que forneça ar fresco e não crie correntes de ar.
- A inconsistência da nutrição com as necessidades da ave reflete-se no nível de produção de ovos. A saúde e a produtividade das galinhas no inverno requerem atenção especial. Adicionar várias vitaminas durante este período ajudará a manter a produtividade em alto nível.
- A falta de espaço no galinheiro também é um grande fator. Não mais do que cinco galinhas podem viver em um metro quadrado. Com plantações mais densas, as galinhas ficam ansiosas e põem ovos muito pior.
- Para uma ou duas galinhas, é necessário um ninho confortável. Se não houver ninhos suficientes no galinheiro, as galinhas poedeiras procuram locais isolados no quintal e ali se deitam.
- Todos os anos, as galinhas passam por uma mudança sazonal de pelagem. Durante o período de muda, a produtividade cai significativamente ou desaparece completamente. O uso de ração fortificada durante este período ajudará a acelerar a nova plumagem e a retomada da produção de ovos.
- As vacinas ajudam a prevenir uma série de doenças comuns. A inspeção cuidadosa diária do gado contribui para a identificação oportuna dos indivíduos doentes e seu tratamento imediato.
- A presença de parasitas na cobertura de penas costuma causar ansiedade nas galinhas e reduzir sua produtividade. A desinfecção oportuna do galinheiro com cal apagada ou preparações especializadas ajudará a prevenir sua ocorrência. Ter uma quantidade suficiente de areia e cinzas no galinheiro também ajuda a eliminar parasitas irritantes.
- A partir dos cinco meses de idade, as galinhas começam a botar ovos. Todo mês sua produtividade aumenta. No entanto, após os dois anos de idade, a produção de ovos invariavelmente diminui.Para mantê-lo no mesmo nível, é necessária a renovação oportuna do rebanho.
O controle constante sobre os fatores acima contribui para o cultivo de rebanhos saudáveis e com alta produção de ovos.
Características da raça
Dependendo da produtividade esperada, as seguintes raças são criadas em fazendas privadas:
- galinhas com ovos de carne são capazes de produzir 150-180 ovos;
- os ovos põem 260 ou mais ovos;
- os de carne permitem obter 110-130 ovos por ano.
No verão, com os devidos cuidados e nutrição adequada, galinhas saudáveis põem ovos todos os dias. No inverno não é possível manter a produtividade no mesmo nível. Geadas, poucas horas de luz do dia e muda afetam muito a produtividade e a reduzem. Durante o período de muda, a ave não põe ovos.
As galinhas põem ovos sem galo?
Numa quinta privada, a necessidade de aquisição de um galo surge nos seguintes casos:
- para fertilizar ovos e chocar suas próprias galinhas;
- desfrutar do canto matinal;
- para obter uma carne saborosa.
Se não há desejo de receber anualmente seus próprios frangos de galinhas poedeiras, não é necessária a presença de um galo na fazenda.
A escolha da raça adequada, as condições favoráveis de cultivo, a alimentação tendo em conta as normas e as características da idade permitem criar um rebanho saudável e receber deliciosos ovos caseiros todos os dias.