Para criar aves com sucesso, você precisa escolher o par e a espécie certos. A raça de frango Legbar é uma espécie híbrida de sucesso que os agricultores costumam criar para fins industriais. Para que essas aves emplumadas e de aspecto interessante agradem com alta produtividade, é preciso conhecer as peculiaridades de criação e criação.
- A história das galinhas Legbar
- Descrição e características definidoras da raça
- Aparência
- Personagem
- Produtividade
- Prós e contras da raça
- Dicas para manutenção e cuidados
- Galinheiro, área de caminhada, comedouros e bebedouros
- Temperatura, iluminação, umidade
- Cuidados de inverno, muda
- O que as galinhas comem?
- Pintinhos
- Adultos
- Características de reprodução
- Doenças comuns e possíveis problemas
A história das galinhas Legbar
Em meados do século passado, dois criadores do Cambridge Genetic Institute tentaram desenvolver uma raça de galinhas do tipo industrial que tivesse propriedades autosexuais (seria possível determinar o sexo de uma galinha de um dia). Os primeiros resultados foram satisfatórios, mas longe do ideal.
Como resultado de novos cruzamentos, foi desenvolvido um híbrido da raça Leghorn galo e galinha Plymouth. E assim, depois de algumas gerações, eles conseguiram criar uma nova raça, que é altamente produtiva.
Descrição e características definidoras da raça
As galinhas Legbar são do tipo carne e ovo. O peso de um galo adulto chega a 3,5 quilos, e de uma galinha – até 3 quilos. Os criadores valorizam esta raça pelas suas excelentes características e altas taxas de produção de ovos.
Aparência
A raça Legbar é um frango com crista de cor creme e castanha, os galos são de cor clara com tons creme e cinza. As aves são caracterizadas por uma coloração emplumada, crista de tamanho médio e corpo em forma de cunha. As canelas são amarelas brilhantes, pequenos brincos brancos e um pente vermelho em forma de folha com 6 dentes nos machos e 8 nas fêmeas. Galinhas com plumagem espessa e exuberante e asas bem desenvolvidas.
Personagem
As galinhas Legbar são aves bastante ativas, especialmente se forem soltas em áreas abertas. Seu caráter é calmo, pacífico e sem conflitos. A principal característica é que as galinhas desta raça se dão bem com outras raças de aves. No entanto, os galos são caracterizados por um comportamento agressivo e também protegem as galinhas de possíveis ameaças. Para acalmar os galos, recomenda-se a instalação de lâmpadas verdes.
Produtividade
Os indicadores de produtividade são uma das vantagens da raça Legbar. Uma galinha pode produzir de 250 a 270 ovos por ano; elas começam a botar ovos aos 4 meses de idade. A carne de frango pesa até três quilos e o peso de um ovo chega a 70 gramas. Mas, apesar da alta produtividade, as aves carecem de instinto maternal, razão pela qual não conseguem chocar os ovos sozinhas. É possível que seja necessária a compra de incubadoras especiais.
Prós e contras da raça
O criador que pretende adquirir esta raça de frangos deve se familiarizar com todas as nuances de sua manutenção. Legbar é caracterizado por um grande número de aspectos positivos:
- A cor incomum dos ovos é um delicado tom azul, às vezes esverdeado.
- Alto nível de produção de ovos.
- Os pássaros têm um caráter calmo.
- Alta proteção imunológica e boa saúde das galinhas.
- Os pássaros pertencem à categoria de autosex - você pode facilmente distinguir um galo de uma galinha, mesmo que a galinha tenha apenas um dia de idade.
No entanto, é extremamente importante notar algumas desvantagens desta raça: maior sensibilidade às condições de temperatura (em valores baixos, a postura de ovos está ausente ou reduzida), e as galinhas também carecem de instinto maternal. A cada dois anos, os frangos precisam ser substituídos, pois a produtividade cai drasticamente.
Dicas para manutenção e cuidados
Manter aves Legbar não é difícil, mas a produtividade é necessariamente afetada pelas condições de manutenção e nutrição. Se você seguir as regras básicas, as galinhas fornecerão ovos grandes e de cor incomum.
Galinheiro, área de caminhada, comedouros e bebedouros
As aves não exigem do galinheiro em si: a presença de comedouros e condições de temperatura aceitáveis são mais importantes para elas. Como a raça Legbar é uma galinha extremamente ativa, ela precisará de espaço máximo.O aviário deve ser equipado com poleiros, ninhos para galinhas poedeiras e bebedouros com água doce.
As galinhas consomem duas vezes mais água que ração. Portanto, é importante monitorar o estado dos bebedouros e evitar que excrementos e detritos entrem neles. Para caminhadas, recomenda-se preparar um recinto especialmente equipado. Cercas de alta qualidade protegerão o gado de várias ameaças e proporcionarão espaço livre.
Temperatura, iluminação, umidade
Como a raça Legbar é uma ave que gosta de calor, é importante monitorar a temperatura no galinheiro - a marca deve estar sempre acima de zero. Também é necessário eliminar as correntes de ar, mas é necessário um influxo de ar fresco. A questão da iluminação é aguda no inverno, quando será necessário prolongar artificialmente o dia.
Via de regra, é fornecida iluminação adicional no galinheiro - para que as galinhas ponham ovos, o dia deve durar pelo menos 12 horas. A umidade excessiva não deve ser permitida - o piso deve ser trocado regularmente.
Cuidados de inverno, muda
Para receber ovos na estação fria, será necessário um sério isolamento do aviário, bem como a instalação de um aquecedor adicional. É extremamente importante que a temperatura ambiente permaneça acima de zero. O volume anterior de produção de ovos é possível com indicadores positivos de 15 a 17 graus. O chão deve ser coberto com serragem, feno ou turfa.
No inverno, as galinhas geralmente desenvolvem deficiência de vitaminas, por isso é recomendado adicionar suplementos de cálcio à alimentação. A eliminação será necessária para melhorar a produção de ovos, mas às vezes pode ser atrasada. Neste caso, será necessária estimulação artificial deste processo.
O que as galinhas comem?
As galinhas Legbar precisam de alimentos de origem animal, que podem obter por conta própria (por exemplo, minhocas).Mas também, além disso, precisarão de uma alimentação balanceada. A opção mais preferível são os alimentos compostos. As aves desta raça não trazem grandes problemas aos criadores, mas é extremamente importante seguir as regras básicas na alimentação de aves jovens e adultas.
Pintinhos
A alimentação dos pintinhos deve conter cálcio, o que garante um bom crescimento ósseo. Para fazer isso, você pode colocar uma tigela de calcário perto do alimentador principal. A água do bebedouro deve ser trocada pelo menos duas vezes ao dia. Os pintinhos de um dia são alimentados com queijo cottage e ervas finamente picadas, mas os frangos jovens também podem receber leite coalhado e mingau fervido em água ou caldo. E somente a partir de um mês os pintinhos podem receber grãos inteiros.
Adultos
Recomenda-se fornecer pré-misturas às galinhas poedeiras que aumentem a produção de ovos. No entanto, você não deve adicioná-los com frequência - as galinhas podem desenvolver deficiência de vitaminas. Para que os animais adultos possam obter o fornecimento completo de todos os microelementos e vitaminas necessários, necessitarão de alimentos com os seguintes componentes: grãos integrais ou germinados, produto, farinha de peixe ou ossos, vegetais e aditivos complexos. Eles também podem ser alimentados com grama e vegetais frescos.
Há uma opinião de que os frangos adultos necessitam de alimentação especial para dar à casca um tom azulado incomum. No entanto, esta é uma afirmação falsa - a cor dos ovos é genética e não muda devido a aditivos.
Características de reprodução
Conforme observado anteriormente, as galinhas Legbar perderam o instinto maternal e não são capazes de chocar ovos. Se um criador precisa criar esta raça, ele tem duas opções: usar uma incubadora ou colocar os ovos sob outras aves que possam chocá-los.Se os ovos foram inicialmente retirados de galinhas com indicadores de qualidade, a taxa de sobrevivência dos filhotes pode chegar a 100%. Mas, via de regra, esse número fica dentro de 90%.
Os jovens crescem extremamente rápido - em um mês o peso é de cerca de 500 gramas. Mas para isso é necessário seguir as principais regras de criação e manutenção. Assim que os pintinhos eclodem, não há necessidade de pressa e retirá-los da incubadora. Você deve deixá-los lá por algumas horas. Neste momento, você pode preparar chocadeiras ou caixas com piso para elas. Depois de oito horas, eles podem ser alimentados com queijo cottage.
A cama deve ser trocada pelo menos uma vez ao dia. Também é extremamente importante fornecer aos animais jovens iluminação 24 horas por dia, principalmente nos primeiros dois dias.
Doenças comuns e possíveis problemas
Apesar de sua alta defesa imunológica e resistência a doenças, as galinhas Legbar às vezes são expostas a várias lesões. Em particular, os animais jovens são suscetíveis a várias doenças infecciosas. É importante notar também que as aves Legbar têm uma predisposição genética para deformações congênitas nos dedos dos pés. Uma causa comum desse defeito é uma dieta incorreta. Se as galinhas poedeiras não tiverem vitaminas e minerais suficientes em sua dieta, os pintinhos terão maior probabilidade de desenvolver deformidades nas pernas.
Para diarréia em galinhas, use uma solução fraca de permanganato de potássio, que é usada para alimentar os pintinhos - isso ajuda a restaurar a função estomacal. No entanto, este método só é adequado para os casos em que não são necessários medicamentos.
Além disso, as galinhas estão expostas às seguintes doenças: salmonelose, pasteurelose e doença de Newcastle. Distúrbios não infecciosos também não estão excluídos: atonia, cloacite, gastroenterite.Para evitar tais problemas, é necessário seguir medidas preventivas: manter o galinheiro limpo, fazer desinfecção regular, dar complexos vitamínicos às aves e monitorar o estado da água.