A raça de galinhas com pescoço descoberto difere na aparência da maioria das variedades usuais. O tipo específico de frango Goloshek é um dos motivos de sua prevalência nas granjas, juntamente com a facilidade de manutenção e a despretensão na alimentação.
- Um pouco de história
- Descrição e características
- Aparência de galinhas Golosheynaya
- Produtividade e caráter
- Vantagens e desvantagens da raça
- Especificações de manter Goloshek
- Aviário, comedouros e bebedouros
- Andar
- Como aquecer um galinheiro no inverno?
- Características nutricionais
- Pintinhos
- Aves adultas
- Criação de galinhas
- Possíveis problemas e doenças
- Onde comprar e quanto custam
Um pouco de história
Existem várias versões da origem da raça de frango Golosheek.A crença mais comum é que as aves foram criadas na Romênia e anteriormente eram chamadas de Transilvânia. Existe também uma versão de que a raça surgiu originalmente na província espanhola da Andaluzia. As galinhas de pescoço descoberto foram notadas pela primeira vez em 1875 e apenas algumas décadas depois começaram a se espalhar pela Europa e pela URSS.
Descrição e características
Ao criar galinhas, você deve primeiro se familiarizar com as características detalhadas da raça. Conhecendo a descrição das aves, será possível acompanhar o desenvolvimento e perceber desvios com base em sinais visuais.
Aparência de galinhas Golosheynaya
O principal diferencial desta raça é a ausência de penas no pescoço, no papo, na parte interna das pernas e sob as asas. Tais destinos em galinhas e galos são chamados de apteria e ocorrem em todos os indivíduos, uma vez que nascem com folículos subdesenvolvidos em certas partes.
Um arco de penas pronunciado aparece na parte posterior da cabeça dos frangos, e na parte frontal da cabeça as penas formam uma espécie de coleira. Os pintinhos nascem imediatamente com o pescoço nu, pois esta é uma característica genética e dominante.
Produtividade e caráter
De acordo com o tipo de produtividade, os frangos Golosheyka pertencem à categoria carne e ovos. A carne é suculenta e tem sabor semelhante ao do peru. O processo de produção de ovos começa a partir do quinto mês de desenvolvimento. As fêmeas põem ovos a cada 2-3 dias. Durante o primeiro ano, é possível coletar 180 ovos de cada indivíduo e, posteriormente, 150 ovos. O peso de um ovo chega a 60 g.
A natureza dos pássaros é calma. Independentemente da idade, as galinhas não apresentam agressividade para com outros seres vivos. A conformidade simplifica o processo de cuidar das aves.
Vantagens e desvantagens da raça
Ao planejar a criação de frangos Holoshek, vale a pena estudar as características positivas e negativas da raça. As principais vantagens são:
- depenagem fácil devido à falta de plumagem em algumas áreas;
- não é exigente quanto às condições de vida e dieta alimentar;
- produção produtiva e precoce de ovos;
- caráter suave.
A desvantagem da raça é o seu instinto maternal subdesenvolvido. A fêmea pode fazer um ninho e botar ovos, depois se esquece deles. Por este motivo, recomenda-se chocar os frangos em incubadora ou colocar os ovos postos em outras galinhas.
Especificações de manter Goloshek
Apesar do caráter exótico da raça, a criação e criação de cracas não requer conhecimentos específicos nem grandes gastos. Para criar frangos produtivos e obter deles uma carne saborosa, basta seguir as regras padrão de cuidado das aves.
Aviário, comedouros e bebedouros
Para manter os pássaros na Rússia, você precisa construir um galinheiro fechado e isolado. A lista de dicas básicas para organizar um aviário inclui o seguinte:
- As condições adequadas de temperatura interna devem variar entre 10-15 graus Celsius.
- A nutrição das aves precisa ser controlada, pois os indivíduos põem ovos e crescem apenas com o consumo constante de alimentos. Bebedouros e comedouros devem ser colocados dentro do aviário.
- Na hora de escolher a roupa de cama, deve-se dar preferência ao material turfoso, pois a turfa reduz o teor de umidade, o que evita o desenvolvimento de bactérias perigosas.
Andar
Mesmo levando em consideração a natureza calma dos Holoshecks, eles não são considerados uma raça passiva. Para que os frangos se desenvolvam constantemente, é necessário soltá-los regularmente ao ar livre, mesmo no inverno, se a temperatura não cair abaixo de -15 graus.
As aves precisam de luz solar desde os estágios iniciais de desenvolvimento, por isso não é recomendado localizar um pátio para caminhada em uma área sombreada. A presença de plantas herbáceas no curral será útil, pois as verduras podem substituir parcialmente a alimentação normal e será possível reduzir o custo de alimentação das aves.
Como aquecer um galinheiro no inverno?
O mais acessível é uma forma natural de aquecer um aviário no inverno. A essência deste método é manter a temperatura ideal sem o uso de equipamento de aquecimento. Para isso, é necessário eliminar a presença de fissuras no galinheiro e deixar apenas um orifício para exaustão.
As paredes do aviário são compostas por duas camadas, com material isolante colocado entre elas. Lã de vidro ou espuma de poliestireno são adequadas como isolamento. Uma camada de turfa com 10-15 cm de espessura é construída no chão.
O método de aquecimento natural é relevante apenas para regiões com clima temperado predominante. Em locais com invernos extremamente frios, é impossível prescindir do uso de aquecedores elétricos.
Características nutricionais
Uma dieta adequadamente selecionada tem um efeito benéfico no desenvolvimento das aves. As nuances da alimentação dependem da idade das galinhas.
Pintinhos
As galinhas começam a ser criadas com ração padrão. Também é permitido preparar você mesmo alimentos, incluindo proteínas animais e óleo de peixe, necessários para prevenir o raquitismo. A dieta pode conter vegetais moídos, pontas finamente picadas ou grama.
Aves adultas
Os adultos são despretensiosos em sua dieta, e sua dieta inclui um conjunto básico de componentes: verduras, raízes, grãos, giz e proteínas.Na estação fria, as aves também precisam de ração energética, por isso, no inverno, aumentam a proporção de grãos e ração animal na dieta. A melhor opção é uma ração balanceada contendo todas as substâncias necessárias.
Criação de galinhas
A maneira mais fácil de criar aves é usar uma incubadora. Os pintinhos incubados devem ser colocados em local seco e com boa ventilação, sem correntes de ar, a uma temperatura entre 26-30 graus. À medida que os pintinhos crescem, a temperatura diminui e após o primeiro mês deve estar entre 18 e 29 graus.
Possíveis problemas e doenças
As doenças avícolas levam à diminuição da produtividade, ao crescimento lento e à deterioração das características de sabor da carne resultante. As doenças infecciosas mais comuns são micoplasmose, salmonelose, pulorose e gripe aviária.
Para prevenir doenças, é necessário monitorar constantemente o estado das aves e abater prontamente os indivíduos infectados.
No interior do galinheiro, no pátio de passeio e na área envolvente devem ser observadas as regras de higienização e efetuada a desinfeção. As medidas de tratamento requerem o uso de sulfas ou antibióticos.
Onde comprar e quanto custam
Recomenda-se comprar frangos para cultivo posterior em fazendas confiáveis de criadores profissionais. Na hora de comprar é importante ficar atento às condições de detenção, pois delas dependerá a saúde dos indivíduos. O custo das aves é determinado por cada criador individualmente. Em média, o preço por indivíduo é de várias centenas de rublos.