Os probióticos para aves (galinhas poedeiras) consistem em organismos vivos. Os suplementos dietéticos são usados para normalizar a microflora intestinal, melhorar a função estomacal e curar doenças estomacais. Esses medicamentos são administrados às galinhas após o consumo de antibióticos ou após a vacinação. Os probióticos ajudam a preencher o corpo da ave com microflora normal e a melhorar a imunidade.
Para que servem?
Os probióticos são administrados às galinhas para melhorar o funcionamento do trato gastrointestinal e aumentar a absorção dos alimentos.Esses medicamentos consistem em bactérias benéficas (lactobactérias, leveduras, bifidobactérias, estreptococos lácticos) que normalizam o funcionamento do estômago. Os bioaditivos estão disponíveis na forma seca e líquida. As preparações podem conter um ou mais tipos de bactérias.
Os probióticos melhoram a microflora do trato digestivo e destroem microorganismos patogênicos. Os medicamentos são adicionados à comida ou à água. Depois de consumir probióticos, as galinhas ganham peso mais rápido, põem melhor os ovos, a diarreia desaparece e a incidência de morte de aves diminui.
Vantagens e desvantagens
Aspectos positivos do uso de suplementos dietéticos:
- a função do estômago melhora;
- a ave ganha peso mais rápido;
- a produção de ovos aumenta;
- a casca fica mais forte, o peso dos ovos aumenta;
- a diarreia e os sinais de disenteria desaparecem;
- aumenta a imunidade e a resistência a doenças.
Contras dos probióticos para galinhas:
- Uma dosagem aumentada pode causar diarreia.
Indicações de uso
Os probióticos são prescritos:
- nos primeiros dias de vida, para povoar o intestino com microflora saudável;
- para melhorar o apetite;
- após vacinação e antibióticos;
- para prevenção de doenças infecciosas (salmonelose, coccidiose, colibacilose);
- contra disbacteriose;
- com uma mudança repentina de alimentação;
- para melhorar a imunidade;
- quando as galinhas não põem bem os ovos para aumentar a produção de ovos;
- para melhorar a qualidade da casca;
- para ganho de peso de frangos;
- para aumentar a segurança do rebanho e reduzir a mortalidade.
Uma vez ingeridas, as bactérias benéficas estimulam as funções protetoras do corpo da ave e começam a combater de forma independente microorganismos nocivos. Além de suprimir a flora patogênica, o suplemento dietético melhora os processos metabólicos. A fermentação e a síntese de substâncias biológicas ativas são estimuladas.
Em última análise, o funcionamento do trato gastrointestinal melhora.As galinhas ganham peso mais rápido, as galinhas põem melhor os ovos. É aconselhável tomar probióticos não só para diminuir a produção de ovos e problemas estomacais, mas também como medida preventiva. O efeito de tomar o suplemento dietético é perceptível após 1-4 semanas.
Como dar corretamente?
Os probióticos são administrados na dosagem especificada nas instruções. O bioaditivo em microdose é misturado à ração ou adicionado à água em bebedouros para pássaros. Cada tipo de probiótico tem sua dosagem própria.
As informações sobre as regras de uso estão impressas na embalagem. Não existe uma proporção única para todos os produtos biológicos.
A principal coisa a lembrar é que os probióticos contêm microrganismos vivos, por isso não devem ser misturados em alimentos quentes ou adicionados a água morna. A duração do tratamento com probióticos é de 7 a 14 dias.
Revisão de probióticos populares
A maioria dos probióticos contém não apenas bactérias benéficas, mas também vitaminas e microelementos.
Os suplementos dietéticos melhoram os processos de digestão, o apetite e aumentam a resistência do corpo a infecções.
Lactobifadol
Esta preparação para frangos e galinhas consiste em acidófilos vivos e bifidobactérias secas, bem como vitaminas, oligoelementos e aminoácidos benéficos para as aves. O pó branco ou marrom claro é vendido em sacos de 2 a 10 quilos.
O lactobifadol é usado para estimular a digestão, melhorar o ganho de peso vivo e aumentar a produção de ovos. O suplemento dietético reduz o risco de doenças e mortalidade em aves. A droga melhora a qualidade das cascas dos ovos. O suplemento alimentar pode ser administrado a galinhas desde os primeiros dias de vida. Dosagem: tomar 1 grama de produto biológico por 1 quilo de ração.
Chiktonik
Este é um suplemento dietético na forma de um líquido marrom, vendido em garrafas de vidro escuro ou de plástico.Contém vitaminas, aminoácidos e microelementos. O medicamento é administrado em galinhas a partir do 7º dia de vida. O suplemento dietético estimula o crescimento das aves e aumenta a produção de ovos. É útil para uso em deficiência de vitaminas na primavera, antes das vacinas ou após o tratamento com antibióticos. O produto é diluído em água. Para 1 litro de líquido você precisa de 1-2 mililitros de suplemento dietético.
Frango Bioximina
Este é um suplemento dietético da empresa Geo Synthesis. Adequado para galinhas poedeiras e pintinhos. Para criar este probiótico, foram utilizadas 7 cepas de microrganismos vivos. As amostras foram retiradas da microflora do estômago e intestino das aves. A droga é totalmente inofensiva. Usado para aumentar a produção de ovos de galinhas. O suplemento alimentar, além de bactérias benéficas, contém vitaminas, minerais e aminoácidos. A droga é usada para melhorar o apetite. O suplemento dietético suprime o crescimento de organismos patogênicos e estimula o desenvolvimento da microflora benéfica.
O medicamento pode ser usado após tratamento com antibióticos e após vacinação. O suplemento dietético aumenta a resistência do organismo a infecções virais, bacterianas e fúngicas. O uso prolongado do produto biológico reduz a taxa geral de morbidade em aves. O aditivo em si não afeta a qualidade do produto. Carne e ovos atendem aos padrões sanitários. Para 1 quilograma de ração, tome 1 grama de suplemento dietético.
Olín
O produto biológico na forma de pó branco é composto por bactérias secas. Usado para prevenir doenças gastrointestinais e tratar infecções. O suplemento dietético melhora a imunidade, estimula o crescimento dos frangos e aumenta a produtividade das galinhas poedeiras. O uso da droga melhora o funcionamento da microflora gástrica benéfica. O produto biológico pode ser diluído em água potável ou adicionado aos alimentos. Olin é administrado às galinhas desde os primeiros dias de vida. Dosagem: 0,25-0,05 gramas por ave.
Outro
Existem outros tipos de probióticos no mercado que são utilizados para aumentar a produção de ovos em galinhas poedeiras e melhorar o crescimento dos pintinhos. Os produtos biológicos não destroem, mas deslocam as bactérias patogênicas e povoam o trato gastrointestinal com microflora benéfica.
Tipos populares de probióticos: Rodafen, A2, Aviplus, Gallipro Tect 200. Os produtos biológicos geralmente contêm de 1 a 4 cepas. Um coquetel com mais bactérias não melhora a eficácia do produto, mas aumenta o preço.