As galinhas são consideradas uma das aves mais despretensiosas que vivem em fazendas particulares. No entanto, isso não significa que possam comer de tudo. Para garantir que a saúde das aves permaneça normal e que não encontrem diversas patologias, vale a pena considerar algumas regras. Muitos agricultores estão interessados em saber se é possível dar chucrute ou repolho fresco às galinhas. Esses produtos podem ser utilizados na alimentação, mas é importante fazê-lo de acordo com as normas.
É possível alimentar as galinhas com repolho?
As galinhas adoram repolho. Eles comem em quase qualquer quantidade. Normalmente os pássaros bicam tudo o que o agricultor lhes dá. Claro, é melhor alimentar os pássaros com folhas frescas.No entanto, eles também comem muito bem alimentos fermentados. Recomenda-se adicioná-lo a misturas úmidas. Também é aceitável colocar vegetais em alimentos secos.
Chucrute
Claro, o repolho fresco contém um máximo de vitaminas. Porém, nem sempre é possível utilizá-lo durante um ano inteiro. Para preparar alimentos saudáveis que se tornarão fonte de vitaminas durante todo o inverno, é recomendável colher folhas de couve e conservá-las. Com o preparo adequado da matéria-prima, é possível preservar o máximo de vitaminas nela contidas.
Usar chucrute na alimentação dos pássaros traz grandes benefícios para eles. Graças a este produto é possível obter os seguintes efeitos:
- fornecer às aves ferro, fósforo, potássio, magnésio, cálcio;
- melhorar a absorção de nutrientes - este efeito é conseguido devido à presença de ácido láctico;
- fornecer às aves vitaminas A, K, C;
- ativar o funcionamento do trato gastrointestinal;
- suprimir a atividade de microrganismos bacterianos putrefativos - esse resultado pode ser alcançado devido à presença de ácidos acético e láctico na composição, que surgem durante a fermentação.
Fresco
Definitivamente, é recomendável incluir repolho fresco no menu de aves. Contém muitas vitaminas valiosas. Existe uma versão simplificada em que a cabeça do repolho é simplesmente pendurada no galinheiro. Isso permite que os pássaros biquem as folhas.
O produto triturado pode ser misturado com batata, beterraba ou outro purê úmido. O repolho fresco também pode ser administrado separadamente de outros alimentos.
Benefícios do produto
Graças à introdução de vegetais na dieta das aves, é possível obter toda uma gama de efeitos benéficos. Usar este produto ajuda a alcançar os seguintes resultados:
- Fornece ao corpo vitaminas B, A, E. O vegetal também fornece às galinhas microelementos importantes - bromo, enxofre, potássio, fósforo, cálcio.
- Restaure as funções do estômago e normalize o processo de digestão dos alimentos.
- Reduza o acúmulo de gordura. Este efeito é conseguido devido à presença de ácido tartrônico na composição.
- Estimule as funções intestinais e limpe rapidamente o corpo de toxinas e substâncias tóxicas.
A introdução periódica de vegetais frescos no cardápio do frango ajudará a melhorar significativamente sua aparência e aumentar o apetite. Vale considerar que se houver deficiência de vitaminas na alimentação diária, as galinhas conseguem comer os próprios ovos. Isto é especialmente verdadeiro se eles já tiverem sido danificados. Portanto, quando aparecem cascas vazias na casa, é recomendável incluir repolho e verduras em seu cardápio. Esses produtos ajudam a repor as reservas de elementos úteis.
Como dar corretamente e quanto?
Ao usar chucrute na alimentação de pássaros, vale a pena adicioná-lo às misturas úmidas. O produto também pode ser colocado em alimentos secos. Neste caso, o cálculo dos volumes é feito levando-se em consideração a quantidade de aves no galinheiro. Portanto, para 10 frangos você precisará de 2 a 3 quilos de purê. Vale a pena adicionar 300-400 gramas de chucrute. Os vegetais frescos são usados aproximadamente nas mesmas proporções. Em média, recomenda-se usar cerca de 100 gramas de repolho por 1 quilo de ração.
Contra-indicações e danos
Se o estado das aves permanecer normal, não há contra-indicações ao uso de repolho na dieta alimentar. Porém, na hora de escolher o volume de um produto, vale lembrar o senso de proporção.Se você der o vegetal em sua forma pura ou amassá-lo em quantidades excessivas, existe o risco de dor de estômago. No entanto, esse distúrbio é muito raro.
Se as aves encontrarem perturbações, não é recomendado agravar a situação. Nesse caso, é melhor excluir completamente as folhas de repolho do cardápio das aves. Dar chucrute às galinhas é perfeitamente aceitável. Eles também devem ser alimentados com vegetais frescos. Esses produtos são fonte de importantes vitaminas e microelementos. Nesse caso, é necessário monitorar o equilíbrio nutricional. Você não deve dar muito repolho às suas galinhas, pois pode causar problemas digestivos.