Criar condições sanitárias e higiênicas no galinheiro é um dos fatores necessários para uma boa produtividade das aves. As instalações devem ser desinfectadas regularmente, o que envolve limpeza húmida e medidas adicionais. Para desinfetar efetivamente um galinheiro em casa, é preciso levar em consideração todas as nuances do procedimento.
- Por que desinfetar?
- Faça você mesmo ou contrate uma empresa especializada?
- Tipos de desinfecção
- Molhado
- Aerossol
- Na presença de pássaros
- Preparação para o processo
- Como desinfetar um galinheiro
- Aerossóis
- Soluções salinas
- Soluções para infecções virais
- Lima
- Iodo
- Regras para desinfecção de aviários em casa
- Como limpar o ar de um aviário e para que servem as bombas de fumaça?
- Regulamentos de segurança
- Prevenção no galinheiro
Por que desinfetar?
No processo de criação dos frangos, é gerada uma grande quantidade de resíduos, que começam a apodrecer e a provocar o desenvolvimento de bactérias perigosas. Esses resíduos incluem excrementos, penas que caem, restos de comida e sujeira trazida da rua para dentro de casa. Se as instalações não forem desinfetadas, as galinhas adoecerão e espalharão a epidemia, o que afetará negativamente o número e a condição do gado.
Em galinhas poedeiras infectadas, a taxa de produção de ovos diminui e os ovos postos no momento da doença podem estragar-se. Frangos doentes perdem peso e comer sua carne representa um risco para os humanos. O perigo vem de microorganismos patogênicos e parasitas, incluindo carrapatos, piolhos e trematódeos.
Faça você mesmo ou contrate uma empresa especializada?
Para maior comodidade, você pode recorrer aos serviços de uma empresa que realiza prontamente procedimentos sanitários com equipamentos especiais. A principal desvantagem neste caso é apenas o alto custo dos serviços, que chega a vários milhares dependendo do tamanho do aviário e do nível de poluição. A autodesinfecção é muito mais barata, mas leva muito tempo.
A solução ideal é realizar a limpeza trimestral sem ajuda externa e envolver especialistas para a desinfecção geral anual. Os desinfetadores usam preparações certificadas em seu trabalho, enquanto um avicultor pode usar produtos domésticos padrão para limpar um galinheiro.
Tipos de desinfecção
Existem vários tipos de medidas de desinfecção no galinheiro.Ao planejar a limpeza de ambientes, você deve se familiarizar com cada tipo para escolher o mais adequado.
Molhado
A limpeza úmida é projetada para eliminar bactérias e envolve a pulverização de superfícies previamente limpas dentro do aviário com soluções especiais. Para facilitar a limpeza, você deve usar frascos de spray ou outras opções de spray. Após realizar a limpeza úmida, é necessário aguardar até que todas as superfícies estejam completamente secas para só então deixar as aves entrarem. Se a desinfecção for realizada no verão, como medidas adicionais recomenda-se cortar a grama do pátio de passeio e retirar o lixo e excrementos fora do galinheiro.
Aerossol
Em geral, a desinfecção por aerossol é semelhante à desinfecção úmida, mas difere no método de pulverização dos agentes de limpeza. A substância antibacteriana é despejada em uma máquina geradora, que a transforma em gotículas microscópicas de névoa. O sedimento cobre gradualmente todas as superfícies e permanece na atmosfera por um curto período de tempo. Ao usar uma série de substâncias, incluindo o monocloreto de iodo, a destilação é realizada para reduzi-lo a uma fração fina.
Como resultado do tratamento com aerossol, é possível garantir a máxima interação com as paredes, teto, piso e mobiliário interno do aviário. Este método é eficaz e fácil de executar.
Na presença de pássaros
Quando as aves estão no galinheiro, a desinfecção é permitida, mas sujeita a algumas restrições. Não use preparações fortes para limpeza, pois podem afetar negativamente a saúde das aves. Além disso, as galinhas impedirão que você limpe completamente todos os cantos do galinheiro. Por estas razões, a flora patogênica não é completamente eliminada, mas apenas o seu nível é reduzido.O tratamento com preparações leves em dosagens mínimas é realizado durante 3 dias, uma vez por mês.
Preparação para o processo
Antes de começar a desinfetar ambientes internos, é necessário realizar várias etapas preparatórias. A preparação da limpeza inclui o seguinte:
- As teias de aranha são removidas de todas as superfícies e ninhos, e os depósitos de poeira e sujeira são limpos com um pano seco. Em seguida, eles limpam os excrementos e sacodem ou renovam o piso.
- Todas as estruturas metálicas do aviário são desinfetadas por aquecimento. Na maioria das vezes, um maçarico é usado para completar a tarefa.
- Após a lavagem a seco, todas as superfícies internas de concreto são cobertas com cal recém apagada misturada com sulfato de cobre. O procedimento é necessário para reduzir a probabilidade de formação de leveduras fúngicas.
Como desinfetar um galinheiro
Uma grande variedade de desinfetantes é oferecida para medidas de desinfecção dentro do aviário. Diferentes substâncias diferem no método de aplicação, eficácia, força de ação e outras características. Para escolher a opção mais adequada, você deve estudar a descrição de todas as ferramentas propostas.
Aerossóis
Um aerogel eficaz é uma mistura de terebintina e alvejante. Para preparar a composição, os componentes são misturados em proporções 1:4. Após a mistura dos componentes, ocorre uma reação exotérmica e surge uma nuvem, desinfetando o espaço. Por conveniência, recomenda-se preparar a mistura em vários recipientes para obter a distribuição mais uniforme da substância.
Ao usar aerogel, o processo de tratamento da sala leva cerca de meia hora. A desinfecção por aerossol é realizada mediante ventilação adicional do aviário. Recomenda-se realizar o procedimento uma vez ao dia durante 3-4 dias.
Soluções salinas
Dentre as soluções salinas, o hipoclorito de sódio apresenta boas características desinfetantes. Para preparar a substância, é necessário misturar 200 g de água sanitária e carbonato de sódio com 1 litro de água limpa. A reação dura ao longo do dia, primeiro é necessário agitar periodicamente a solução. A solução resultante destrói bactérias patogênicas após respingos ou pulverização. O processamento é realizado semanalmente.
Soluções para infecções virais
Para fins de desinfecção, você pode usar soluções prontas projetadas para combater infecções virais. Essas soluções incluem “Virocid” e “Ecocide S”. Os líquidos concentrados devem ser dissolvidos em água para uso posterior. As preparações são adequadas para tratamento úmido e em aerossol. Como resultado da desinfecção, o desenvolvimento de bactérias patogênicas é retardado por até seis meses. Para não prejudicar as aves, deve seguir as instruções incluídas.
Lima
A cal em pó é diluída em um recipiente fundo e deixada no galinheiro por um dia. Dentro de um dia, os vapores de cloro desinfetam o ambiente. A presença de frangos durante o procedimento não é permitida, por isso é melhor desinfetar as aves antes de transportá-las. Após a conclusão do procedimento, é necessária a ventilação da sala.
Iodo
Os desinfetantes que contêm iodo incluem bombas de iodo, que podem ser usadas mesmo na presença de galinhas. O procedimento de tratamento leva de 1 a 3 horas e ajuda a destruir bactérias patogênicas e inibir seu desenvolvimento.
O medicamento “Monclavit-1”, que contém iodo, também é comum. A substância possui características antivirais e fungicidas.Para higienizar o aviário, será necessário utilizar um gerador de névoa fria.
Regras para desinfecção de aviários em casa
Recomenda-se desinfetar as instalações 1 a 2 vezes por mês. Basta realizar anualmente a limpeza geral do galinheiro. A desinfecção oportuna tem um efeito benéfico na condição das galinhas. Se as medidas sanitárias forem realizadas com menos frequência, os portadores de parasitas patogênicos se desenvolverão e prejudicarão as aves.
Na estação quente, é melhor desinfetar as instalações para eliminar pequenos insetos e bactérias, e no inverno - para combater infecções. As instalações devem ser pulverizadas com inseticidas e deve ser realizada uma limpeza completa do pátio - varrer a grama, retirar o lixo e limpar os excrementos.
Se houver locais úmidos no galinheiro, polvilhe-os com cal. Ao usar desinfetantes especiais, é necessário estudar cuidadosamente as instruções de uso.
Como limpar o ar de um aviário e para que servem as bombas de fumaça?
Para purificar o ar, pode-se usar uma solução de monocloreto de iodo, o medicamento "Monclavit", bombas de iodo e uma mistura de cloro e terebintina. Ao usar qualquer um dos medicamentos, deve-se seguir as instruções para não matar os pássaros. Após a higienização, as portas do galinheiro ficam abertas para ventilação.
Avicultores experientes realizam a limpeza com bomba de enxofre. O objetivo dos verificadores é destruir bactérias patogênicas e evitar a proliferação de fungos e mofo. Você pode comprar bombas de enxofre em lojas especializadas em produtos agrícolas.
Regulamentos de segurança
Para evitar situações perigosas, basta seguir regras básicas de segurança. Não exceda a dosagem de desinfetantes e realize atividades por mais tempo que o necessário.Ao usar substâncias com efeito poderoso, é necessário retirar os pássaros do galinheiro por um tempo.
Prevenção no galinheiro
A profilaxia periódica reduz o risco de infecção nas aves. Basta ventilar o ambiente, manter o interior limpo, trocar o piso e caiar as paredes. Problemas no aviário devem ser corrigidos imediatamente assim que forem descobertos.