Os coelhos, como você sabe, contêm não apenas pele, mas também 2 a 3 kg de carne dietética. Manter animais não é uma questão tão simples. As lebres domésticas são sensíveis a infecções e correntes de ar. O famoso criador de coelhos N. I. Zolotukhin criou gaiolas para coelhos, cujos desenhos com dimensões e explicações já são de domínio público. A vantagem das condições de vida que ele propôs é que os animais produzem descendentes saudáveis e ficam menos doentes.
Características de uma célula de acordo com o método de Zolotukhin
Os designs propostos por Zolotukhin são combinados em blocos de 6 células dispostas em 3 níveis. Um bloco é projetado para criar de 18 a 36 animais, 3 a 6 em uma gaiola. Cada terraço possui 2 ambientes separados por um alimentador de canto. Ardósia/tábuas planas e malha grossa são usadas como piso.
A parte do piso adjacente à parede posterior é em malha (em todo o seu comprimento). Urina e fezes caem da gaiola através da malha. Na estação fria, o chão fica coberto de feno, inclusive com rede. A cama não é removida até a primavera para isolar as casas dos animais.
Para evitar que o esgoto dos níveis superiores caia nos níveis inferiores, Zolotukhin propôs 2 opções para a disposição dos níveis:
- A parede posterior do 3º andar é reta, e no segundo e terceiro andares é inclinada, permitindo que as fezes dos coelhos caiam, contornando as gaiolas abaixo.
- As gaiolas de malha têm terraços: o superior se projeta acima do segundo e do primeiro, o segundo - acima do primeiro. Fezes e urina de animais caem no chão da coelheira.
O alimentador está localizado na parte inferior da porta. O design de canto permite alimentar sem abrir a porta. Para adicionar alimentos, dobre a porta para trás, limpe a gamela e adicione os alimentos. Ao levantar a porta, o cocho com a comida retorna ao seu lugar original e fica acessível aos animais.
Os compartimentos uterinos estão localizados de um lado, um abaixo do outro, e podem ter uma porta comum em 3 níveis. Uma soleira de 10 a 15 centímetros de altura deve ser instalada na lateral da porta para que os coelhos não caiam da cela da rainha quando ela estiver aberta. Durante a reprodução de verão, a célula real é separada do resto da gaiola por uma tábua de 10 a 15 centímetros de altura.
A coelha faz um ninho no compartimento uterino, de onde os filhotes não conseguirão sair até completarem um mês de idade. Em seguida, a prancha é retirada, a fêmea é colocada em uma gaiola adjacente à camada. Há muito espaço para os filhotes se movimentarem. Na versão de verão, a placa limitadora do ninho mãe não precisa ser protegida dos dentes do coelho por um revestimento metálico ao longo da borda.
No inverno, uma caixa de madeira fechada com uma entrada é colocada dentro da gaiola. Para maior conforto do coelho, a parede posterior deve ser mais alta que aquela onde fica a entrada.
Vantagens e desvantagens
A vantagem deste projeto é que a cama permanece seca e não é necessária a limpeza frequente das gaiolas. A limpeza se resume a limpar o chão da coelheira uma ou duas vezes por mês. Um aspecto importante é a disponibilidade de materiais a um preço, a possibilidade de fazer você mesmo um coelho, sem o uso de ferramentas caras. Uma falha no design é que os coelhos podem congelar em dias gelados em uma gaiola com pouca cama.
Projeto
A base da estrutura é uma moldura feita de blocos de madeira. A moldura é feita simultaneamente em 3 camadas ao longo de todo o contorno. Os postes verticais são calculados levando em consideração a altura da gaiola inferior acima do chão. A parte inferior da fachada de cada nível é elevada por uma barra adicional. O contorno da fachada é composto por duas partes destinadas à instalação da porta da cela rainha e da porta com alimentador. O espaço intercelular é dividido em 3 partes: duas células e um septo-septo.
Dimensões
Dimensões de um bloco de 3 camadas de 2 células cada (centímetros):
- largura – 240;
- altura – 150, incluindo a distância do chão da coelheira ao chão da gaiola inferior – 30;
- profundidade – 60.
Dimensões da camada (centímetros):
- largura – 240;
- altura – 40;
- profundidade – 60;
- A largura da partição intercelular ao longo do teto é 40.
Parâmetros celulares (centímetros):
- largura – 100, incluindo porta da cela rainha – 40, porta com alimentador – 60;
- altura – 40;
- profundidade – 60.
As dimensões não levam em consideração a espessura das barras com que é feita a moldura.
Como fazer você mesmo
Fazer quartos para coelhos usando o método Zolotukhin não requer habilidades especiais, ferramentas especiais ou materiais caros.
Ferramentas e materiais
Ferramentas para fazer blocos:
- serra;
- martelo;
- nível;
- tesouras metálicas.
Materiais:
- Pranchas;
- feixe;
- malha de metal;
- ardósia plana;
- policarbonato celular.
A espessura da madeira é de pelo menos 40 milímetros. Tábua não cortada – 25-30 milímetros. Malha com célula de 3 a 4 centímetros. O policarbonato pode ser substituído por aglomerado.
Etapas de fabricação
Devido às suas dimensões, um bloco de 6 células é mais fácil de montar no local onde será instalado permanentemente.
Quadro
A moldura é feita de barras. No lado da fachada é engrossado em 5 a 7 centímetros para obter a inclinação desejada do piso. Ardósia (200 x 60/70 centímetros) é pregada na moldura e uma malha (200 x 10 centímetros) é fixada nela. Instale paredes traseiras de policarbonato. As celas do terraço são delimitadas por coberturas de malha em forma de V.
Teto
A cobertura da camada superior é feita de aglomerado, policarbonato e ardósia. O piso do terceiro e segundo andares é o teto da segunda e da primeira fileiras.
Célula rainha
Durante a reprodução de verão, a cela da rainha é cercada por uma tábua de 10 centímetros de largura. Para o período de frio, prepare uma caixa de madeira sem fundo com furo 15x15, tamanho 30x40 e altura de parede de 16-20 centímetros.
Alimentador
A calha do alimentador é feita de tábua ou estanho em todo o comprimento da porta, com 6 larguras e altura lateral de 3 a 4 centímetros. O ângulo de inclinação da porta é de 35 a 40 graus.As laterais são fixadas à moldura com um prego, o que permite girar o alimentador ao longo de seu eixo. O lado externo é feito de madeira compensada
Pranchas.
Erros frequentes de fabricação
Os erros mais comuns:
- faça células separadamente e depois monte-as em um bloco;
- ângulo de piso insuficiente.