Descrição e características dos pombos da raça uzbeque, criação e cuidados

Os pombos uzbeques são uma das aves mais bonitas, muitas vezes criadas em cativeiro. As características distintivas desta espécie de ave são consideradas excelentes características de voo e disposição amigável. Destacam-se pela cor original e estilo de voo. Graças a essas características da raça, as aves são chamadas de lutadoras ou brincalhonas. Hoje essas aves estão espalhadas por todo o mundo.


História da raça

Esta raça tem uma história interessante.Os ancestrais dessas aves surgiram no território do Uzbequistão no século XVIII. Eles entraram no país vindos de territórios adjacentes. Uma característica dos pássaros é a presença de penas fofas nos membros.

O trabalho de seleção com aves de uma nova variedade começou a ser realizado no Uzbequistão em 1850. Aves com bico curto tornaram-se objeto de atenção dos cientistas. No entanto, a sua aparência e propriedades de voo eram imperfeitas. Os criadores começaram a trabalhar nessa direção. Até mesmo gaivotas e pássaros de bico curto foram usados ​​para selecionar e melhorar as propriedades da raça.

Ao mesmo tempo, a linhagem uzbeque foi formada a partir de pombos de raças antigas. Deles os pássaros ganharam a aparência e a habilidade de lutar enquanto voam. Representa o bater de asas durante um mergulho em altura.

Descrição geral e características

Esta raça é caracterizada por padrões bastante claros que foram estabelecidos em 1986. As aves são caracterizadas por um corpo de tamanho médio. Seu comprimento é de 33 a 37 centímetros. As aves têm corpo seco e peito largo que se projeta para a frente. Eles são caracterizados por um corpo baixo. Ao mesmo tempo, o pescoço tem uma bela curvatura. Os pássaros também têm asas longas que se fecham sobre a cauda.

Pombos uzbeques

Os pombos uzbeques distinguem-se pelas penas densas. Além disso, sua tonalidade depende do tipo de ave. A aparência da cabeça não é de pouca importância. Deve ter formato redondo e tamanho compacto. Algumas espécies de aves também têm bigodes e topetes. Os olhos são pretos ou cinza claro.

Tipos de pombos uzbeques

Os pombos uzbeques são uma espécie de ave lutadora. Sua característica é considerada um vôo colunar. No entanto, existem muitas espécies dessas aves:

  1. Gordinho - esta espécie de ave não possui o topete característico. Eles se distinguem pelas penas lisas na cabeça. Ao mesmo tempo, não há penas salientes ou levantadas.
  2. Dentado no nariz - distingue-se por penas grossas na região das têmporas e acima do bico. Devido a isso, esta parte da cabeça parece escondida na exuberante plumagem. Esta é uma espécie de pássaro bastante valiosa.
  3. Gordinhos - têm uma espécie de topete na nuca. Antes dos shows, os avicultores penteiam. Devido a isso, os pássaros adquirem uma aparência arrogante.
  4. Bico curto - as aves desta espécie têm comprimento de bico que não ultrapassa 8 milímetros. Existe uma grade de tamanho especial que classifica claramente as aves nesta categoria. Os pombos desta espécie são considerados expositivos e decorativos. No entanto, também existem exemplares de demonstração que conseguiram manter as características de voo.
  5. As duas testas são consideradas as mais famosas. Sua característica distintiva são as pernas peludas. Além disso, os pássaros têm 2 cristas ao mesmo tempo. Eles estão localizados na testa e na região occipital. Os pássaros têm um corpo mais poderoso. Eles são divididos em luta, exibição e decorativos. Os pombos são caracterizados por diferentes cores de plumagem. Pode ser fulvo, preto, vermelho, branco.
  6. Os mais valiosos são os de nariz pequeno e pernas peludas. Eles pertencem à categoria de exposição. A principal diferença entre a raça é a presença de longas penas nas pernas. Atingem um comprimento de 10 centímetros.

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens
comparativamente pouco exigente para nutrição e cuidados;
resistência;
excelentes características de voo;
resistência a muitas patologias.
risco de defeitos genéticos;
a necessidade de formação a longo prazo;
a necessidade de grandes quantidades de alimentos ricos em vitaminas e microelementos.

Requisitos para manutenção e cuidados

O sucesso da criação de pombos depende dos proprietários. Em condições de alojamento adequadas, as aves podem viver de 15 a 20 anos. Além disso, dentro de 10 anos eles dão à luz filhos. Esta raça é considerada muito pacífica. Portanto, é permitido manter muitos indivíduos em um recinto livre. Ao mesmo tempo, é importante proporcionar espaço pessoal para cada ave. Os pombos recebem seu próprio lugar - ninhos e poleiros.

Para que as aves se desenvolvam normalmente, é importante seguir estas regras:

  1. Evite rascunhos. É importante garantir que o piso do aviário não apresente rachaduras e esteja coberto com serragem. Recomenda-se tornar as paredes suficientemente fortes.
  2. Garanta um sistema de ventilação normal.
  3. Mantenha condições ideais de temperatura. Deve estar +20 graus. Se este parâmetro for excedido, existe o risco de propagação de carrapatos ou outros parasitas.
  4. Mantenha uma iluminação adequada. Janelas ou lâmpadas devem fornecer bastante luz.
  5. Desinfete o ambiente regularmente. No entanto, é proibido o uso de substâncias nocivas às aves.
  6. Coloque os ninhos na cama. Para isso é permitido o uso de feno, feltro e palha.

Pombos uzbeques

É importante garantir que as aves estejam seguras e não entrem em contacto com pombos selvagens ou outras aves que transmitam patologias.

Planejamento de dieta

Os pombos selvagens comem cereais, grama e sementes de plantas. Esta dieta é considerada a mais adequada para eles. Os animais domésticos requerem nutrição semelhante. Ao mesmo tempo, devem receber de 20 a 35 gramas de ração por dia. Os seguintes componentes devem ser incluídos na dieta:

  • 40% de cevada pérola ou cevada;
  • 30% trigo;
  • 10% de leguminosas, milho, sementes de girassol;
  • 10% de milho;
  • 10% de verduras – esta categoria inclui azeda, repolho e outros produtos.

No verão, os pombos comem três vezes ao dia e no inverno têm comida suficiente 2 vezes ao dia. A alimentação depende de fatores sazonais. É selecionado levando em consideração a disponibilidade de feed. No inverno usam mais vitaminas, no verão usam ração fresca. Às vezes, os pombos precisam receber ervilhas e queijo cottage. Eles também precisam de frutas e vegetais frescos.

Reprodução e melhoramento

Os pombos se reproduzem na primavera. No entanto, a reprodução no inverno também é considerada aceitável. A principal condição para uma reprodução bem-sucedida é a escolha de um parceiro. As mulheres fazem isso sozinhas. Se falamos de exemplares de exposição, vale a pena selecionar um macho artificialmente.

Ao longo do ano, a fêmea é capaz de fazer até 3 ninhadas. Cada um deles deve conter 2 ovos. Após o acasalamento, passam 7-8 dias. Neste caso, a fêmea põe ovos em intervalos de 1 a 2 dias. Quando aparecer o primeiro ovo, recomenda-se retirá-lo para local aquecido e protegido, substituindo-o por uma chupeta. Um pouco mais tarde deve ser colocado ao lado do segundo ovo.

Especialista:
O período de incubação é de aproximadamente 1 mês. Durante este período, não é recomendado incomodar as aves. Recomenda-se verificar os ninhos na ausência de pássaros.

Pintinhos nascidos não requerem cuidados especiais. Os pombos cuidam de seus filhotes sozinhos. Com 1 mês de idade, os pombos podem começar a ser alimentados com milho e outros grãos triturados. Para prevenir o desenvolvimento de diversas patologias, recomenda-se misturar antibióticos na ração. A vacinação oportuna e o controle da presença de parasitas não são de pouca importância.

Pombos uzbeques

Doenças específicas da raça

Os pombos são suscetíveis a várias patologias. Eles são infecciosos e não infecciosos. As aves freqüentemente encontram salmonelose e doença de Newcastle. As principais causas do desenvolvimento da doença incluem o seguinte:

  • dieta desequilibrada;
  • contaminação de bebedouros;
  • violação das condições de detenção;
  • um número excessivo de pássaros no pombal.

Se as aves forem mantidas aglomeradas, existe o risco de serem infectadas por vermes. Essas condições também aumentam o risco de propagação de carrapatos ou insetos. Para evitar problemas graves, é importante identificar prontamente uma ave infectada, isolá-la do resto do bando e contactar um veterinário.

Os pombos uzbeques são considerados uma raça muito popular. Muitos agricultores criam essas aves porque possuem excelentes qualidades decorativas. Para que a criação de aves seja bem-sucedida, elas precisam receber cuidados de qualidade e nutrição balanceada.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim