Fungos e patógenos que se acumulam nas sementes ou esperam por eles no solo levam ao desenvolvimento de diversas infecções. É costume combatê-los com o tratamento pré-semeadura das sementes. Consideremos a composição, ação e finalidade do medicamento "Kinto Duo", como utilizá-lo de acordo com as instruções do fabricante, com o que pode ser combinado, quanto economizar, quais substitutos podem ser utilizados.
Composição e forma de liberação
O desinfetante é produzido pela empresa BASF, a forma do medicamento é uma suspensão concentrada, a embalagem é de 5 litros.Contém 2 princípios ativos: procloraz na quantidade de 60 g por 1 litro e triticonazol na quantidade de 20 g por 1 litro. "Kinto Duo" é um agente protetor de contato.
Espectro e princípio de ação do desinfetante
Uma das substâncias ativas, o procloraz, destrói fungos na superfície das sementes e forma uma camada desinfetante no solo ao redor das raízes das mudas. O triticonazol desinfeta os grãos não só na superfície, mas também no interior, e não inibe as mudas.
Devido à sua ação sistêmica, o “Kinto Duo” penetra nas partes verdes das culturas de grãos, sendo capaz de proteger as plantas desde a fase de muda até o perfilhamento. O desinfetante é usado para tratar sementes de trigo de inverno e primavera, cevada e centeio de inverno contra a podridão da raiz e do colo da raiz, vários tipos de ferrugem, septoria, mofo, manchas e cravagem.
O medicamento continua recomendado para uso em condições difíceis de cultivo, em esquemas saturados de rotação de culturas, com preparo insuficiente do solo ou com alto risco de infecções. O desinfetante é seletivo para as culturas tratadas e não afeta negativamente as sementes e mudas.
Pelo contrário, o produto tem efeito positivo na germinação, estimula a vegetação sã, o perfilhamento e aumenta o número e o peso dos grãos. O rendimento aumenta devido à preservação das sementes semeadas e ao estado normal das plantas durante o período vegetativo. O resultado do uso do fungicida pode ser considerado uma grande colheita, grãos de alta qualidade, ou seja, lucro para a fazenda.
Instruções de uso do medicamento "Kinto Duo"
O fungicida tem um duplo efeito: desinfeta as sementes e localmente o solo ao seu redor. Para o processamento, é necessário levar grãos livres de impurezas e poeira para que a solução seja distribuída uniformemente por toda a superfície.
Recomenda-se semear o grão tratado em áreas onde anteriormente havia focos de infecção, após o milho. A taxa de aplicação para todas as culturas é de 2 a 2,5 litros por tonelada, o consumo da solução é de 10 litros.
Precauções de segurança
Em termos de toxicidade, Kinto Duo é moderadamente perigoso para quem trabalha com ele (classe 3). Não se pode semear sementes tratadas com este desinfetante em áreas localizadas próximas a corpos d'água - as substâncias ativas podem ser perigosas para seus habitantes.
Por segurança, você precisa usar luvas nas mãos, óculos de proteção e respirador no rosto para se proteger do contato do desinfetante com a pele ou os olhos. Os equipamentos de proteção não devem ser removidos até que o trabalho seja concluído. Ao terminar, lave as mãos e o rosto com sabonete. E também enxágue a solução do corpo ou enxágue os olhos com água corrente. Se necessário, faça lavagem gástrica caso sejam notados sinais de mal-estar.
Compatibilidade
O protetor fungicida pode ser combinado com outros agentes protetores de sementes. Mas se for utilizado um medicamento cujo efeito combinado com Kinto Duo não é conhecido, é necessário realizar um teste de compatibilidade antes de misturá-los em uma solução comum. Para isso, separe um pouco dos dois medicamentos, faça soluções e misture em um recipiente separado. Se não houver mudança perceptível nas propriedades iniciais das soluções, sua cor, temperatura, nenhum precipitado e formação de flocos, então elas são adequadas para mistura. Se a reação for violenta, não misture os produtos.
Quanto e onde posso armazená-lo?
O protetor de sementes de cereais “Kinto Duo” pode ser armazenado em recipientes originais. Eles não devem estar danificados e as tampas devem estar bem fechadas.Para evitar que o medicamento perca suas propriedades, recomenda-se armazená-lo em um ambiente onde sejam mantidas temperatura e secura relativamente constantes. Para isso, o armazém deve ser ventilado e, se necessário, aquecido. É inaceitável armazenar alimentos, rações, medicamentos e produtos domésticos nas instalações.
Suplentes
Outros agentes fungicidas foram desenvolvidos para o tratamento de sementes para a agricultura: desinfetantes “Antal”, “Vencedor”, “Avicenna”, “Commander Extra”, “Bumper Super”, “Tertsia”, “Quartet”, “Polaris”, “Turion” , "Pela paz", "Trio de frascos", "Alios", "Lanta", "Kinto Plus", "Magnat Total", "Questor", "Primex", "Insur Perform", "Premix Duzentos".
O desinfetante Kinto Duo é um bom remédio moderno para o tratamento de sementes de grãos. Um medicamento único entre os produtos com efeito semelhante, que pode desinfetar a superfície das sementes e ao mesmo tempo o solo ao seu redor. A solução adere bem e dá uma cor uniforme. Quando tratado com antecedência, não perde suas propriedades de ataque ao longo do ano.
O fungicida controla infecções fúngicas comuns, que muitas vezes matam as plantas em germinação. Protege as raízes fracas das mudas e estimula o crescimento do caule. O objetivo do “Kinto Duo” é resolver problemas de danos às mudas por podridão, mofo, ferrugem e outras doenças perigosas.