Em qualquer domicílio acumulam-se resíduos de vegetais e cozinha, que precisam ser descartados em algum lugar. Uma boa solução para o problema seria preparar composto, que pode ser usado para fertilizar os canteiros. Vejamos os tipos, tamanhos e como fazer um compostor com as próprias mãos, quais materiais e ferramentas são necessários e como usar os compostores no local.
Tipos de compostores
O principal material de fabricação é a madeira. Portanto, você pode fazer composteiras a partir de tábuas, caixas e paletes antigos.Você pode usar pedaços de ardósia ou fazer paredes de concreto. O principal é que o compostor atenda a determinadas dimensões e possua ranhuras para troca de ar.
Desenhos e dimensões
Para que o processo de compostagem funcione corretamente, a caixa de compostagem precisa ter a mesma altura, largura e comprimento. Normalmente, para um pequeno canteiro de jardim, basta um compostor com dimensões de 1x1x1 m, que deve ser instalado em área plana e não inundada de água, a pelo menos dez metros de edifícios e fontes de água.
Como o composto não amadurece rapidamente, recomenda-se fazer uma caixa de 3 seções idênticas, colocar restos frescos na 1ª, composto do ano passado na 2ª e composto pronto e completamente podre na 3ª.
As placas devem ser espaçadas livremente, deixando espaço entre elas para que a umidade possa escapar e o ar possa entrar. O design inclui uma tampa articulada que protege o conteúdo da chuva e evita a entrada de animais. O compostor deve ser forte, capaz de suportar o peso dos resíduos e durável. Se for feito de tábuas, é necessário revesti-los com um anti-séptico para que durem mais. Isso é importante porque a madeira fica exposta à umidade, temperatura e bactérias. Nenhum processamento de outros materiais é necessário.
Ferramentas e materiais necessários
Para criar um compostor você vai precisar de: vigas e tábuas, pedaços de ardósia, parafusos, pregos, cantos de metal, dobradiças. As ferramentas necessárias são uma serra, uma chave de fenda, um martelo, uma fita métrica e uma pá.
Como fazer um compostor com as próprias mãos
Consideremos a sequência de confecção de compostores a partir de tábuas, caixas, paletes, placas de ardósia e concreto.Cada opção possui características próprias de fabricação e aplicação.
De pranchas de madeira
Primeiro, você precisa cavar as vigas nos cantos a uma profundidade que elas segurem as tábuas com segurança quando o volume do compostor de jardim estiver cheio. Normalmente, para uma altura de 1 m, basta cavar 20-30 cm.Para estabilidade, as barras no solo podem ser forradas com pedras, pedaços de tijolo ou preenchidas com cimento.
Fixe tábuas com aproximadamente a mesma largura entre as barras, deixando espaços de pelo menos 2 cm entre elas para a passagem do ar. Faça as laterais e o verso da caixa vazios, e na parte inferior da frente há uma porta que se abre para cima para que você possa retirar gradativamente o composto acabado. Para proteger contra roedores, forre o interior com malha metálica. Pendure uma tampa de tábuas bem colocadas no topo das dobradiças para proteger o composto da chuva e da neve.
De caixas de tábuas
O compostor é feito deste material exatamente da mesma forma que no exemplo anterior. Caixas velhas serão úteis, pois precisam ser desmontadas em tábuas e montadas em composteira de acordo com as dimensões exigidas. A sequência de sua montagem é semelhante à montagem de um compostor a partir de tábuas.
Caixa de paletes
É o mais fácil de montar. Você precisa pegar paletes antigos e montar um cubo com eles. O lado comprido dos paletes deve ser horizontal. Para maior resistência, coloque postes no chão, nos quais você prega os paletes ou os conecta com grampos de metal. Faça uma tampa leve de madeira com dobradiças.
Da ardósia
Pedaços de ardósia também precisam ser cavados no solo e conectados com tábuas horizontais, ou fixados com pregos em 4 barras colocadas nos cantos. Também é necessário deixar espaços de 2 a 3 cm entre as folhas.O compostor de ardósia deve ser colocado em local com sombra do jardim, pois a ardósia pode esquentar com o sol, fazendo com que a temperatura na pilha seja superior ao necessário.
Feito de concreto
As paredes desse compostor são feitas de concreto monolítico ou bloco de concreto. Você pode usar um anel de poço. Normalmente são escavados no solo até a metade ou até o nível superior, mas também podem ser colocados simplesmente no solo. A parte superior do compostor de concreto também precisa ser coberta com uma tampa removível de madeira.
Esta é a estrutura mais durável, mas tem desvantagens - não há furos para entrada de ar e é inconveniente misturar o conteúdo.
Manual do usuário
Você pode colocar todos os resíduos vegetais coletados em seu jardim e horta, resíduos de cozinha, esterco, copas, folhas, grama e vegetais de baixa qualidade em um compostor caseiro. Você pode adicionar papel branco fino, pequenos galhos, aparas, serragem e pequenas tábuas velhas. No assentamento, diferentes materiais podem ser empilhados em camadas, em camadas de no máximo 15 cm de espessura, e posteriormente ainda serão misturados.
Não é permitido colocar ossos, resíduos de animais não herbívoros, vidro ou materiais sintéticos. Ervas daninhas que já deram sementes também não devem ser adicionadas - apesar do efeito da temperatura, elas permanecem viáveis e podem entupir a área onde o composto será aplicado como fertilizante. Resíduos vegetais com sinais evidentes de doenças e pragas também são indesejáveis. A temperatura nem sempre destrói os patógenos, por isso não há necessidade de correr riscos.
Todos os resíduos devem ser triturados aproximadamente no mesmo tamanho para que sejam processados na mesma proporção. Após o assentamento, a pilha precisa ser umedecida e umedecida caso resseque. Mantenha o nível de umidade em 60%.A temperatura interna não deve ser inferior a 16˚C, caso contrário o processo de compostagem irá desacelerar ou parar. Além disso, não deve crescer muito, o que também atrapalha os processos de fermentação. Para manter uma temperatura confortável, coloque o compostor em sombra parcial ou sombra para que aqueça uniformemente ao longo do dia.
Depois que a seção estiver totalmente assentada, a maturação do composto dura pelo menos 1 ano. A prontidão do fertilizante pode ser determinada por sua cor escura uniforme, estrutura granular e cheiro característico de terra. Você pode usar composto de 2 a 3 anos, o composto de 1 ano não é adequado para todas as culturas e com mais de 3 anos já perde alguns de seus nutrientes.
Você pode facilmente fazer um compostor em seu jardim usando materiais improvisados com suas próprias mãos. Isso permitirá que você resolva dois problemas importantes ao mesmo tempo - reciclar resíduos e processá-los em fertilizante orgânico natural. Para uma horta padrão, basta construir pelo menos 1 compostor com capacidade de 1 metro cúbico. M. Se precisar de mais húmus, nada impede que você construa quantas caixas forem necessárias.