A variedade Narciso Chanterel é uma planta ideal para o paisagismo de uma casa ou chalé de verão. Esta flor primaveril tem um chapéu amarelo brilhante e um aroma delicado, o que a torna popular entre os jardineiros. Combina bem com outras plantas de primavera. Ela cresce bem, por isso requer replantio. Caso contrário, os bulbos irão interferir uns nos outros, o que afetará a floração - as inflorescências ficarão menores e se perderão na folhagem.
- Descrição e características do Narciso Chanterelle
- Principais vantagens e desvantagens
- Características do cultivo de narciso
- Quando plantar
- Preparação de material de plantio
- Seleção e preparação do local
- Processo de plantio
- Nuances de cuidar da variedade
- Regras de rega
- Aplicação de fertilizante
- Poda de colheita
- Inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Propagação de flores
- Aplicação de Chanterel em paisagismo
Descrição e características do Narciso Chanterelle
As inflorescências do narciso Chanterel têm uma estrutura interessante - pétalas amarelas suaves circundam uma coroa maior, amarela brilhante, em forma de funil. Por isso, lembram uma orquídea. Com os devidos cuidados, seu diâmetro chega a 10 cm, as folhas são planas, com cerca de 30 cm de altura e não possuem caule.
Esta planta veio do sul da Europa para a Rússia. O clima ideal para isso é a zona média da parte europeia do país, com verões frescos e invernos pouco gelados.
Principais vantagens e desvantagens
Os narcisos adoram a luz, por isso florescem mal na sombra. O local de plantio é escolhido de forma que a sombra das flores e arbustos próximos não recaia sobre eles.
Adequado para decorar canteiros abertos de primavera, é bastante despretensioso e fácil de cuidar. Não tem medo das geadas da primavera, mas se não for desenterrado no outono, antes do início do frio o canteiro deve ser coberto com uma pequena camada de turfa, folhas ou palha. Prefere crescer em solo fértil e drenado, por isso requer afrouxamentos periódicos.
Após a floração, os narcisos iniciam uma longa estação de crescimento, que dura quase todo o verão. Neste momento, é necessária rega abundante, mas é preciso garantir que a água do canteiro não fique estagnada.
Características do cultivo de narciso
O Narciso Chanterel é fácil de cuidar, mas você não deve se esquecer disso. Esta é uma planta varietal, portanto o processo de plantio deve ser abordado com cautela.
Quando plantar
Os narcisos se reproduzem a partir de bulbos. A floração ocorrerá no início da primavera se forem plantadas desde meados de setembro até a primeira geada.Se isso for feito mais tarde, a cultura não terá tempo de criar raízes e, muito provavelmente, morrerá.
Preparação de material de plantio
Para que o narciso crie raízes bem e produza flores na primavera, basta selecionar um material de plantio de alta qualidade.
Um bulbo ideal para propagação deve ter no mínimo 3 cm, sem danos ou apodrecimento.
Antes do plantio, são embebidos em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora. Este procedimento é necessário para prevenir doenças fúngicas. Para estimular o crescimento e o enraizamento, recomenda-se tratar os bulbos com preparações especiais de acordo com as instruções.
Seleção e preparação do local
Os narcisos toleram bem o escurecimento, mas é melhor evitá-lo - eles não florescerão abundantemente na sombra. Quaisquer flores primaveris de baixo crescimento e com um sistema radicular pequeno são adequadas como vizinhas. Tremoço, trevo e alfafa são considerados bons predecessores.
Para os narcisos da variedade Chanterel, a qualidade do local é importante - um local onde a água permanece e se acumula constantemente não é adequado. Isso ameaça que os bulbos apodreçam no início da primavera e, no final do outono, congelem e morram.
O local é preparado da seguinte forma: retirar 30-40 cm da camada superior do solo, colocar argila expandida ou brita no fundo e 7-8 cm de areia por cima. Em seguida, despeje uma camada de solo fértil para que o canteiro fique mais alto que o nível principal. Isso é feito para garantir a drenagem da água do degelo.
Processo de plantio
Depois de preparar o material de plantio e arrumar o local, pode-se iniciar o plantio. A profundidade do buraco depende do tamanho dos bulbos e do solo. Se o solo for pesado, eles não são colocados mais que 10-12 cm, para os leves - 20-22 cm.Para que o plantio seja maior, não são plantados mais que 3 bulbos em 1 cova.
Para evitar que as plantas se oprimam, elas são colocadas a uma distância de 15 a 18 cm.Um pouco de areia é colocada no fundo, o material de plantio é colocado, coberto com solo fértil e coberto com turfa ou húmus.
Nuances de cuidar da variedade
Narciso Chanterel é uma flor varietal criada artificialmente. Portanto, requer cuidados mais cuidadosos em relação aos seus parentes silvestres, principalmente na primeira safra.
Após o derretimento da neve, o isolamento (se foi usado) é removido do canteiro. Então eles começam a soltar o solo e a fertilizar. Isso é feito para que a planta rapidamente “recupere o juízo” e produza as primeiras folhas e inflorescências.
Regras de rega
Durante a floração, os narcisos são regados com cuidado, por baixo da base. A alta pressão da água pode entortar e quebrar o caule da inflorescência e enterrar as folhas no solo.
Após a floração, os narcisos iniciam a estação de crescimento. Nesse período, os bulbos estocam nutrientes para posterior reprodução: inicia-se o processo de formação dos elementos das plantas jovens. A rega também é necessária durante este processo.
Então as folhas verdes começam a murchar e a rega é reduzida. Isso geralmente acontece antes do final de junho ou início de julho.
Aplicação de fertilizante
Para que o narciso floresça abundantemente e se reproduza bem, ele precisa ser alimentado. A necessidade de nutrientes adicionais aumenta durante o aparecimento das primeiras folhas e inflorescências.
A escolha do fertilizante e a frequência de fertilização são feitas com base nas características do solo. Por exemplo, os fertilizantes minerais Nitroammofoski são aplicados em solos pobres em 4 abordagens - durante a germinação, formação de botões, floração e após o murchamento das inflorescências. Em solos férteis, a quantidade de fertilização é reduzida para 2-3 por ano.
Poda de colheita
Após a floração, as folhas do narciso não são aparadas.Com a ajuda deles, nutrientes e amido produzidos através da fotossíntese são fornecidos aos bulbos. É melhor esperar até que sequem sozinhos.
Inverno
Narciso é uma planta bulbosa perene. Não requer replantio frequente, por isso não há necessidade de desenterrá-lo todos os anos se o inverno for bastante ameno. Se o clima for frio, é melhor cuidar da planta com antecedência - isolar as plantações com turfa ou folhas caídas.
Proteção contra doenças e pragas
As plantas bulbosas são suscetíveis a doenças fúngicas, portanto o material de plantio deve ser armazenado em local bem ventilado, seco e escuro. O mais perigoso para os narcisos é a podridão esclerótica e outros tipos de mofo, portanto, aos primeiros sinais de apodrecimento, o bulbo afetado é removido e os demais são tratados com preparações especiais antes do plantio.
As moscas da cebola e do narciso e as moscas flutuantes são perigosas para as plantas adultas que crescem em terreno aberto. Para se livrar deles, as plantações são tratadas com inseticidas. Quando o solo está infectado com nematóides radiculares, os produtos são aplicados na camada fértil. Os tratamentos Fitoverm ajudarão contra os ácaros.
Propagação de flores
É aconselhável propagar Narciso Chanterel a partir de bulbos. Eles começam isso aproximadamente 3-4 anos após o plantio.
Para isso, a planta é desenterrada e seca no final do verão. Uma cebola pode ser dividida em 3-5 partes da seguinte forma:
- o topo é cuidadosamente cortado com uma faca afiada;
- dividido em segmentos;
- trate as fatias com uma solução fraca de permanganato de potássio;
- colocado em turfa úmida por 3-4 meses, a uma temperatura de 16 a 20 C.
Após o surgimento dos brotos, eles são transplantados para recipientes com uma mistura de turfa e areia na proporção de 3/1. Eles são guardados em um local escuro e fresco durante o inverno e replantados no solo na primavera.
Aplicação de Chanterel em paisagismo
Na hora de escolher um local para plantar narcisos, deve-se dar preferência a canteiros abertos com plantas de baixo crescimento. Os “vizinhos” devem cercá-los para que depois de murcharem não fiquem visíveis. Deve-se dar preferência a culturas de floração tardia com cores ricas - elas podem desviar a atenção das folhas amarelas.
Narciso Chanterel tem uma inflorescência amarela brilhante. Para enfatizar, não se deve plantar canteiro com outras variedades desta planta com o mesmo período de floração - ela pode se perder entre outras.