Cultivar tomates é um trabalho muito árduo. O principal problema deste negócio é que quase sempre não há tempo suficiente para chegar e regue os tomates, então alguns artesãos criaram um método original que salva vidas - regar tomates em uma estufa por meio de garrafas plásticas. Este método ajudará a economizar água, não prejudicará o solo e não permitirá que a umidade entre nas folhas. Agora veremos como organizar um sistema semelhante em sua estufa sem nenhum custo, incluindo tempo e esforço.
Preparamos tudo que você precisa
Pessoas experientes recomendam a instalação de um sistema de irrigação na hora do plantio das mudas de tomate. Por que isso é necessário? O fato é que quando os arbustos crescem mais ou menos, os frascos instalados para irrigação por gotejamento podem tocar as raízes da planta, que também crescerá. Lista de ferramentas necessárias:
- Garrafas plásticas, cujo volume deve ser de 2 a 2,5 litros.
- Furadeira.
- Broca de pequeno diâmetro (2 milímetros).
- Faca ou tesoura (afiada).
Alguns podem não entender o sentido de ter um exercício nesta lista, mas é simples. Com ele você fará furos na tampa. Serão necessárias de 3 a 4 peças, tudo depende do tipo de solo. Se houver poucos furos, o líquido escoa muito lentamente. Aliás, se você não tem furadeira, não importa, você pode usar com segurança um prego quente de pequeno diâmetro. É preciso segurá-lo com um alicate e aquecer o prego sobre a coluna do fogão a gás para que fique vermelho. Depois disso, você pode facilmente fazer furos no plástico.
Em seguida, você precisa lidar com a garrafa:
- Lave bem e remova o adesivo, se houver.
- A seguir, com uma faca ou tesoura, é necessário cortar a garrafa. Isso é feito logo acima da faixa divisória.
- Tente não cortar completamente o fundo, pois ele pode funcionar como uma tampa articulada que evitará que a água resseque.
Como instalar o sistema corretamente
Existem várias maneiras boas. Vamos começar com aquele que é usado com mais frequência. Então, se a garrafa estiver pronta, ela precisa ser enterrada no solo a uma profundidade de 10 a 15 centímetros. Para uma melhor irrigação, é necessário instalar o recipiente diretamente próximo à raiz.Porém, vale considerar que isso só é possível se o sistema for instalado juntamente com o plantio das mudas. Caso contrário, você pode cavar a garrafa a uma distância de pelo menos 15 cm do tronco do arbusto.
Deve-se levar em consideração que o solo úmido irá entupir os orifícios do tampão e a rega irá parar rapidamente. Para evitar isso, aperte a tampa do lado de fora da garrafa com uma meia de náilon ou coloque um pedaço de estopa no fundo do buraco. A tampa deve ser bem rosqueada, depois a garrafa deve ser colocada no chão, mas em ângulo. Resta preencher o buraco com terra. Em seguida, encha o recipiente com água para começar a regar. Observe que a água deve ser usada gradualmente para durar vários dias. Se o líquido escorrer rapidamente, é necessário reduzir o diâmetro dos furos. Durante o verão, especialmente o verão seco, uma planta deve receber um copo de água por dia. Se tudo for feito corretamente, será necessário adicionar água uma vez por semana.
Agora vamos discutir outro método original. A sua essência é que sejam feitos furos em toda a garrafa em 5 a 6 filas, a uma distância de 2 cm um do outro. A seguir, deve-se enterrar o recipiente, colocando-o na posição vertical no mesmo buraco junto com as mudas. O método é um pouco inconveniente, pois é preciso encher as garrafas por um gargalo estreito, mas também tem suas vantagens, por exemplo, a água não evapora, já que quase toda a garrafa fica no chão, e o recipiente não vai cair ou ser levado pelo vento.
Regar com canudos
Existe mais um método que é usado com menos frequência que os dois anteriores, mas tem seu lugar. Para organizar um sistema de irrigação, você deve encontrar recargas de caneta das quais são removidos o bloco de escrita e os resíduos de tinta, ou você pode usar tubos de coquetel de diâmetro estreito.O sistema é instalado da seguinte maneira:
- A haste está bem lavada, não deve sobrar tinta nela.
- Um lado precisa ser conectado com alguma coisa, por exemplo, um fósforo ou um pedaço de madeira.
- Em seguida, você deve descer 1 cm do plugue e fazer um furo. A extremidade livre é inserida na garrafa, que é previamente enterrada no solo. A haste é trazida diretamente ao solo.
- O local onde ocorre a ligação entre o tubo e a haste deve ser coberto com plasticina.
- O tubo deve ser levado diretamente ao caule para que gotas de água caiam no sistema radicular. Se a pressão da água que sai do tubo for muito fraca, deve-se aumentar ligeiramente o tamanho do furo, tornando-o mais largo. Isso nem sempre é possível, então você precisa usar um tubo novo.
Este método pode exigir um pouco mais de tempo e esforço do que todos os anteriores, por isso não é tão popular. É preciso procurar as varetas, lavá-las da tinta e fechar um dos lados. Porém, se você usar canudos para coquetéis, é ainda mais fácil, pois basta tapar uma das laterais e fazer um buraco.
As vantagens deste método de rega
Agora vamos ver as vantagens da irrigação por gotejamento "faça você mesmo" a partir de garrafas plásticas para tomates:
- O mais importante é que você não precisa gastar dinheiro, o método é acessível a absolutamente todos.
- Simplicidade. Instalar um sistema de irrigação desta forma exigirá muito pouco tempo e esforço.
- Você pode organizar o fluxo de fertilizantes dissolvidos em água diretamente para as raízes.
- Você não precisa regar as plantas constantemente; você pode deixá-las com segurança por uma semana e não se preocupar.
- Proteção contra doenças fúngicas que se formam devido ao excesso de umidade do solo.
- Não há necessidade de soltar ou amolecer o solo.
- A rega será feita com água morna, pois enquanto estiver na garrafa o líquido atingirá a temperatura ambiente.
- O método de rega é universal. É ótimo para pepinos, repolho, tomates, pimentões e berinjelas.
Observe que você não precisa usar este método para plantas cujas raízes são frutas. Ao regar o tomate através de garrafas plásticas em estufas, não se deve esquecer completamente da rega manual, pois às vezes ainda vale a pena irrigar as folhas, isso é útil.
Conselho
É permitido usar o método de irrigação por gotejamento com garrafas plásticas e em campo aberto para pimentões, tomates, pepinos e outras coisas. Recomenda-se irrigar o tomate apenas desta forma, pois ele realmente não gosta de muita umidade. Se você usar o sistema para berinjelas e pimentões, não fará mal nenhum regá-los ainda mais, pois eles realmente adoram umidade.
Também é recomendado instalar sob pepinos, regando em garrafas. Além disso, precisam ser regados adicionalmente com regador, pois adoram umidade. Porém, se você esquecer de regá-los por um dia, eles podem sobreviver, porque às vezes não dá tempo de regar ou isso escapa da sua cabeça.
Conclusão
Então, examinamos várias maneiras de fazer irrigação por gotejamento de tomates com suas próprias mãos, usando garrafas. Certamente muitas pessoas não querem gastar dinheiro em sistemas especiais prontos e gostarão desse método. Os custos serão mínimos e muitas vezes estão completamente ausentes. Você não precisa mais ir constantemente às estufas e regar as mudas, pois isso acontecerá automaticamente dentro de uma semana.