A fertilidade do solo determina quão bem as plantas se desenvolverão e darão frutos neles. Existem várias maneiras de melhorar o desempenho. Consideremos um conjunto de medidas para melhorar os solos podzólicos: fertilização, calagem, recuperação de terras, cultivo de adubo verde, manutenção da rotação de culturas, criação de vermicomposto e melhoria com plantios mistos. E também erros que não deveriam ser cometidos.
Avaliação de fertilidade
Os solos podzólicos contêm 3-7% de húmus, a espessura da camada de húmus é de até 10 cm e sua fertilidade geral é geralmente baixa.A composição é dominada por ácidos fúlvicos e contém uma baixa percentagem de nutrientes e microelementos essenciais. Em termos de acidez, as camadas superiores dos solos deste tipo são classificadas em ácidas e fortemente ácidas (pH 4,0-5,5).
Solos podzólicos encharcados não drenam a água suficientemente bem e podem ficar inchados. Em termos de composição mecânica, estes solos são predominantemente arenosos e franco-arenosos, menos frequentemente argilosos. Os solos soddy-podzólicos cultivados têm uma estrutura fina-protuberante ou granular-protuberante.
Como melhorar solos podzólicos
Para melhorar a fertilidade desses solos, é necessário aplicar diversas práticas agrícolas. Vejamos cada um deles com mais detalhes.
Fertilizantes
A aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos é um dos principais métodos para aumentar a fertilidade do solo. A partir da matéria orgânica, adiciona-se esterco, uma mistura de esterco e turfa, composto ou húmus. Em margas leves e médias devem ser adicionados 3 kg de matéria orgânica por metro quadrado. M. Neste caso, 15 g de nitrogênio, 7,5 g de fósforo e 18 g de potássio entram no solo a cada metro. Nas argilas, adicione 4-6 kg de matéria orgânica por metro quadrado. m. Os orgânicos melhoram as propriedades da água do solo franco-arenoso, argiloso e franco, arejam e soltam-se, o que os ajuda a ficarem mais saturados de ar.
Calagem
A acidez dos solos podzólicos é reduzida pela adição de cal. A substância não só normaliza a acidez, mas também melhora a estrutura, a aeração, o nível de absorção de calor e água e as condições de desenvolvimento dos microrganismos do solo.A dose de cal depende da composição mecânica do solo e da acidez (em g por m2):
- arenoso e franco-arenoso – 100-300;
- margas leves e médias – 250-550;
- margas e argilas pesadas – 400-700.
A cal não deve apenas ser espalhada no solo, mas também desenterrada junto com o solo. Além da própria cal, pode-se usar dolomita moída, tufo calcário, madeira ou cinza de xisto e fertilizantes com cálcio e magnésio para calagem. Após a calagem é necessária a aplicação de fertilizante.
Recuperação de terras
Como a umidade se acumula nos solos podzólicos e encharcados, eles ficam úmidos e inundados. A drenagem ajudará a remover o excesso de umidade e tornará o solo mais adequado para o cultivo de plantas.
A drenagem é feita pelos seguintes métodos: instalação de sistema de drenagem que retira água constantemente, construção de poço ou lago decorativo, levantamento de solo e nivelamento da área.
Estrume verde
O fertilizante verde também pode ser usado em solos podzólicos. Leguminosas, adubos verdes de grãos e facélias podem ser semeados nas parcelas. Por 1 m² m você precisa gastar 10-20 g de sementes, ou seja, 1-2 kg por cem metros quadrados. As ervas são semeadas após a colheita dos primeiros vegetais, cortadas e enterradas no outono.
A adubação verde enriquece perfeitamente o solo com matéria orgânica, que se forma após a decomposição, e melhora a estrutura do solo. O solo arenoso torna-se mais coeso e o solo argiloso torna-se solto. Após a escavação da massa de adubo verde, é adicionado ao solo um volume de matéria orgânica comparável à adição de 3-4 kg de esterco por metro quadrado. m.
Rotação de colheitas
Em solos deste tipo bem tratados e cultivados, todas as hortaliças e hortaliças podem ser plantadas desde que a acidez tenha sido reduzida.Caso contrário, apenas espécies que crescem bem em solo ácido podem ser plantadas. Feijões, grãos, pepinos, ervas e cebolas, raízes e tomates são especialmente sensíveis à acidez.
Vermicultura e vermicomposto
As minhocas que produzem vermicomposto também aumentam a fertilidade do solo. Os vermes são criados em caixas e a massa processada por eles é despejada nos canteiros. O fertilizante acelera a germinação das sementes, o crescimento e o desenvolvimento das plantas aceleram, a estação de crescimento é encurtada e a colheita pode ser feita 2 a 3 semanas mais rápido. As plantas ficam mais fortes, sua imunidade é fortalecida, toleram melhor as intempéries e resistem às infecções. A produtividade aumenta, os produtos melhoram em qualidade.
Plantações mistas
A essência do método é que junto às plantas da cultura principal, é plantada nos canteiros uma cultura acompanhante, cuja proximidade conduz a uma melhoria do estado das culturas, à redução das doenças e à melhoria do sabor dos frutos colhidos.
As ervas medicinais e condimentadas são adicionadas às culturas principais e são semeadas em fileiras ao longo dos caminhos. Durante o período de floração, atraem abelhas, que polinizam as plantas, o que aumenta significativamente a formação de ovários.
Erros de novato
Os erros comuns são: não realizar calagem, determinar incorretamente o grau de acidez ou dose de cal, não aplicar fertilizantes orgânicos e minerais todos os anos, sem os quais as plantas em solos podzólicos não produzem uma boa colheita.
O próximo erro é que, ao cavar, alguns jardineiros cavam o solo muito profundamente, levantando a camada podzólica e misturando-a com húmus, o que faz com que a fertilidade do solo diminua. Portanto, ao cavar, você não deve enterrar a pá muito profundamente no solo.
Eles também erram na escolha da cultura que vai crescer este ano; Não é possível cultivar a mesma cultura num local durante várias estações; isto evita a propagação de pragas e doenças comuns.
Os solos do tipo podzólico não são naturalmente férteis, sem cultivo e cuidados constantes não serão férteis. Mas para uso em hortas, você pode usar algumas técnicas agrícolas para aumentar a fertilidade do solo. Recomenda-se a realização do trabalho proposto, pois o efeito complexo dos métodos agrícolas será maior do que qualquer outro método.
Os mais importantes e necessários são 2 métodos - calagem e fertilização. A alimentação básica e adicional deve ser realizada todos os anos, independentemente da cultura cultivada. Os fertilizantes também são aplicados mesmo que o local permaneça em pousio ou se estiver planejado o cultivo de adubo verde. Os nutrientes não gastos serão então utilizados pela colheita futura.