Aves de produtividade mista tornaram-se muito populares entre os avicultores. Wyandotte é uma raça de galinhas despretensiosa, que se caracteriza pela boa produção de ovos e excelente carne. Graças ao seu caráter fleumático, convivem facilmente com outras aves domésticas. As cruzes são mantidas silenciosamente em gaiolas abertas, pois são preguiçosas e não podem voar. Por sua beleza e riqueza de cores, a raça está gradativamente passando para a categoria decorativa.
- História de origem
- Descrição e características da raça Wyandotte
- Aparência de galinhas
- Caráter e temperamento
- Maturidade sexual e produção de ovos
- Vantagens e desvantagens
- Cuidado e manutenção da raça
- Galinheiro e pátio de exercícios
- Comedouros e bebedouros
- Dieta de galinhas e galinhas adultas
- Reprodução
- Doenças comuns e sua prevenção
História de origem
A raça foi descoberta na segunda metade do século 19 nos Estados Unidos. Os criadores adotaram a primeira variedade de cor prata como padrão. O resultado foi obtido através do cruzamento de representantes de diversas raças genéticas.
A ave recebeu o nome do nome do povo indígena, já que a cor da plumagem coincide com as cores rituais do povoado.
Descrição e características da raça Wyandotte
A boa produtividade das aves se alia às suas propriedades decorativas. Seu valor na fazenda se deve à boa adaptabilidade aos invernos rigorosos.
Aparência de galinhas
O pássaro é pequeno e compacto. Ela tem uma cabeça pequena com bico amarelo convexo. O galo difere da fêmea pelo tamanho grande e pela cauda bem levantada. O pente rosa e gracioso se ajusta perfeitamente ao comprimento da cabeça. Os olhos do pássaro são grandes e laranja-avermelhados. Os lóbulos das orelhas vermelhos têm uma forma oblonga e lisa, sem rugas ou dobras. A cabeça repousa majestosamente sobre um pescoço forte, e o colarinho é tão cheio que cobre os ombros.
O comprimento do corpo da ave é maior que a altura, por isso o dorso parece bastante largo e arredondado. O peito das aves é bem desenvolvido. A plumagem exuberante e abundante cobre todo o corpo e possui uma moldura perfurada ao longo da borda. A presença de penas estampadas os distingue dos demais representantes da raça. A ave é caracterizada por pernas longas e dedos amarelos bem espaçados.
Os pássaros domésticos vêm em uma variedade de cores:
- preto;
- branco;
- dourado;
- azul;
- listrado;
- fulvo;
- vermelho;
- misturado.
A cor mais comum é prata.
Existem representantes anões de pássaros. Eles diferem apenas no peso - até 1 quilo, e o peso do ovo é de aproximadamente 50 gramas.
Caráter e temperamento
Os criadores de galinhas observam que os cruzamentos têm uma disposição calma e pacífica e se dão bem com outros animais de estimação. A ave tem boa saúde e caráter obediente.
Maturidade sexual e produção de ovos
Os cruzamentos pertencem à raça ovo-carne. Eles amadurecem bastante cedo, por isso é lucrativo para os agricultores mantê-los na fazenda. As galinhas ganham peso rapidamente. As galinhas crescem até 3,0 quilos e os galos até 4,0 quilos.
As galinhas Wyandotte começam a botar ovos aos 5 meses. A produção de ovos no primeiro ano chega a 200 ovos. Com o tempo, a produtividade diminui para 170 ovos. Os ovos são de cor marrom, de tamanho bastante grande e chegam a quase 65 gramas.
Nos cruzamentos de anões, os indicadores são 2 vezes menores. Os ovos são correspondentemente pequenos - pesam apenas 30 gramas.
Vantagens e desvantagens
A raça Wyandotte tem lados positivos e negativos. As principais vantagens das aves incluem:
- adapta-se facilmente a diferentes condições climáticas;
- as galinhas crescem rapidamente;
- a produção de ovos não para no inverno;
- simpatia com outras aves de raças diferentes;
- você pode criar a raça em casa;
- vitalidade das galinhas;
- produção precoce de ovos;
- a aparência permite decorar qualquer quintal;
- não requerem condições difíceis de manutenção;
- tolera bem a geada;
- os representantes ficam quietos, não fazem barulho.
Além das vantagens, os agricultores também observam as desvantagens das aves:
- a inatividade leva à obesidade;
- sensibilidade a doenças infecciosas transmitidas por outras aves;
- para obter a cor desejada, são feitos esforços extras;
- raridade da raça.
Devido à dificuldade de adquirir uma raça pura, a ave tem um preço alto.
Cuidado e manutenção da raça
Para garantir a produção produtiva de ovos e uma carne saborosa, os cruzamentos devem ser mantidos adequadamente. Para fazer isso, você deve seguir algumas regras.
Galinheiro e pátio de exercícios
Nas aves, os ovos são grandes e pesados, por isso é recomendável colocar poleiros nas prateleiras inferiores ou no chão.
Apesar de sua atitude amigável para com outras aves, esta raça deve ser mantida separada para protegê-la de infecções. Se isso não for viável, será necessário monitorar cuidadosamente a saúde de cada ave.
Importante: a área de caminhada pode ser bloqueada com rede para que as cruzes não se misturem.
No inverno, o pássaro fica dentro de casa a maior parte do dia. Portanto, para melhor saúde e produtividade, ela terá que disponibilizar território suficiente e proporcionar longas horas de luz do dia com o auxílio de lâmpadas.
O chão do galinheiro está coberto de serragem, casca de girassol e madeira picada. A camada do piso deve ter pelo menos 7 centímetros. Você pode adicionar areia, pois os pássaros adoram nadar nela.
Comedouros e bebedouros
Comedouros e bebedouros são colocados no território do curral de cross-country. Como estas aves têm bico curto, os pratos devem ser especialmente adaptados às suas características físicas.
Dieta de galinhas e galinhas adultas
Uma alimentação balanceada e nutritiva é importante para os representantes da raça. As galinhas devem ser alimentadas com sêmola, vários cereais e ovos cozidos picados. A alimentação é realizada pelo menos 7 vezes ao dia.
Um mês depois, quando crescem, acrescenta-se:
- vegetação;
- cebolas verdes;
- queijo tipo cottage;
- processamento de carne ou peixe.
Uma ave adulta necessita de alimentos ricos em proteínas, minerais e vitaminas. É importante adicionar cálcio à dieta, que se encontra nas cascas moídas ou em compostos vitamínicos prontos.
É necessário garantir que as aves não comam demais.Se eles se tornarem obesos devido à absorção descontrolada de alimentos com alto teor calórico, a necessidade de movimentos físicos ativos das aves terá que aumentar. Você pode colocar o alimentador no gabinete em uma plataforma para pular.
Reprodução
Devido à sua adaptabilidade ao inverno rigoroso, os representantes da raça são mais indicados para criadores de galinhas que criam aves domésticas nas regiões norte.
Os pintinhos nascem em incubadoras e naturalmente. As cruzas são boas galinhas, elas não só lidam com a incubação dos ovos, mas também treinam e cuidam de seus filhotes. As galinhas têm uma alta taxa de sobrevivência. Os filhotes crescem e emplumam rapidamente. Para isso, devem receber uma alimentação balanceada.
Doenças comuns e sua prevenção
Representantes da raça raramente ficam doentes. Os problemas de saúde estão frequentemente associados a lesões. Porém, a prevenção contra parasitas e vermes deve ser realizada regularmente. A vacinação simples ajuda nisso.
Você pode manter suas cruzes domésticas saudáveis, mantendo o quintal e o galinheiro limpos. Os recintos devem ser limpos e desinfetados regularmente e cada ave deve ser inspecionada..
A raça Wyandotte é freqüentemente encontrada em fazendas rurais. Devido à resistência das aves adultas e à taxa de sobrevivência das galinhas mestiças, elas podem ser criadas em casa. As aves são resilientes e praticamente não suscetíveis a doenças. A variedade de cores, a natureza tranquila e a boa saúde são as principais vantagens da raça.