Criar mini frangos de corte é uma atividade lucrativa e bastante simples. Possuindo pequeno porte, alta produtividade e despretensão às condições de vida, os representantes desta raça podem ser cultivados tanto por médios e grandes agricultores, como por simples proprietários de fazendas privadas. Outra vantagem desta ave é a sua natureza calma e dócil.
História de criação
Mini frangos de corte foram criados no centro de criação experimental de Zagorsk na década de 80 do século passado. Indivíduos de raças estrangeiras importantes como Leghorn, Rhode Island Red, Plymouth Rock e Cornish foram usados como pais.
Graças ao trabalho de seleção realizado, foram criados mini frangos de corte de 3 cores principais:
- fulvo;
- Branca de Neve;
- marrom-preto (vermelho-preto).
Descrição geral e características
Em comparação com outras raças, os mini frangos de carne têm aparência e caráter específicos e apresentam uma série de vantagens e desvantagens.
Aparência
Os mini frangos de corte são caracterizados por corpo compacto, membros pequenos com o tamanho da parte média (tarso), em média 30-35% menores que outras raças, plumagem densa e uniforme. Além dos membros curtos, uma característica distintiva dessas galinhas é um pequeno pente em forma de folha. Essas galinhas atingem a maturidade sexual aos 6 meses de idade.
Caráter ou temperamento
As aves desta raça caracterizam-se por um caráter calmo - quando soltas do aviário para uma horta não plantada, não fazem “escavações” totais nos canteiros e caminhos; Não emitem gargalhadas altas e muito raramente, por impaciência, bica as mãos do dono que trouxe a comida. Os mini galos de raça de carne não têm uma disposição viva e raramente atacam humanos.
Produtividade
As galinhas desta raça apresentam as seguintes características de produtividade:
- O peso máximo quando cultivado para produtos cárneos é que o peso dos frangos pode chegar a 2,7 kg, dos galos - 3,0-3,1 kg.
- Produção de ovos - com alimentação e cuidados adequados, uma galinha desta raça pode produzir até 170-200 ovos por ano.
- O peso de um ovo - o peso de um ovo, dependendo das condições de detenção e alimentação, varia de 55-57 a 60-66 gramas.
- Eclodibilidade de frangos - na incubação de frangos pelo método de incubadora, esse indicador é, em média, de 85%.
- Sobrevivência dos pintinhos - com cuidados e alimentação adequados nos primeiros dias de vida, cerca de 94-99% dos pintinhos obtidos por incubação sobrevivem.
- Taxa de sobrevivência de adultos - para diversas variedades desta raça este valor é superior a 90%.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens dos mini frangos de carne são:
- conveniência de manter frangos compactos em pequenas gaiolas e recintos;
- rápido crescimento de animais jovens nos primeiros 6 meses;
- grandes tamanhos de ovoprodutos;
- personagem calmo.
As desvantagens dessas galinhas incluem:
- Suscetibilidade a doenças ao caminhar em clima úmido - devido aos membros curtos, os frangos soltos em pátio aberto tocam o solo úmido com a barriga, o que posteriormente leva à grave contaminação das penas e ao aparecimento de diversas doenças;
- Doenças frequentes dos membros devido à alimentação desequilibrada ou cuidados e manutenção inadequados.
Variedade de galinhas
As principais variedades desta raça de frangos são como P-11, V-33, V-66, V-76, V-77.
P-11
P-11 é uma mini variedade de carne da famosa Rhode Island. É caracterizada por crescimento rápido, resistência a doenças e caráter calmo. Pertencentes ao tipo universal, os anões de Rhode Island apresentam alta produção de ovos (capazes de produzir até 200 ovos por ano) e excelente sabor de carne.
B-33
B-33 (anão Leghorn) - ovo de mini frango de carne com plumagem branca como a neve, bem ajustado ao corpo em forma de cunha da ave, patas mais curtas que a variedade anterior e cabeça pequena e arredondada. O favo dos galos desta variedade situa-se estritamente na vertical, enquanto nas galinhas poedeiras é ligeiramente rebaixado para o lado.
B66
O indivíduo adulto desta espécie possui plumagem de um branco puro, esqueleto forte, peito largo e bem formado e membros curtos, mas ao mesmo tempo bastante fortes e bem posicionados.
Os frangos de minicarne desta variedade pertencem ao tipo universal de uso: a produção de ovos de um frango adulto por ano, em média, é de 180-200 ovos; O peso da ave, quando criada para carne, aos seis meses de idade é de 3,3 quilos para os galos e 2,7 quilos para as galinhas.
B76 e B77
Os indivíduos dessas variedades possuem as mesmas características do B66. Diferem destes últimos apenas na cor da plumagem - nos frangos da variedade B76 a plumagem branca tem tons fulvos, enquanto nos indivíduos da variedade B77 as penas são de cor marrom claro, com um tom dourado característico.
Criação de pássaros
A alta produção de ovos e o excelente sabor desta raça dependem diretamente da adequada manutenção da ave.
Andar
Para passear com galinhas anãs, eles usam um pequeno pátio adjacente ao galinheiro e cercado em 3 lados por uma cerca de 150 centímetros feita de malha de arame com malha de 50x50 milímetros. O tamanho desse quintal é determinado dependendo da população de frangos - 1 metro quadrado de área é suficiente para 1 mini frango.
Para manter o quintal limpo, ele é coberto com serragem; no local onde ficará o recipiente para comida e água, é feito um pequeno telhado inclinado com um pedaço de ardósia.
No início da primavera, você pode deixar essas galinhas passear no jardim - por terem um caráter calmo, elas não farão muitos buracos e não criarão desconforto com gargalhadas altas.
Galinheiro
Para as mini galinhas, via de regra, constroem um pequeno aviário de estrutura com 3 a 4 poleiros, cada um com 40 centímetros de altura, um pátio de caminhada localizado no lado sul, conectado ao cômodo principal por um bueiro quadrado. A altura do galinheiro deve ser de no mínimo 160 centímetros - isso é necessário para que você possa entrar sem se curvar e coletar os ovos dos poleiros. Quando as galinhas são criadas para comer carne, elas são mantidas em gaiolas.
Importante. Como as mini galinhas são muito sensíveis ao frio, um galinheiro projetado para alojamento durante todo o ano deve ser isolado e todas as rachaduras pelas quais o ar frio pode entrar no aviário devem ser vedadas.
Cuidado
Cuidar desta raça de galinhas consiste em atividades como:
- Caminhada oportuna.
- Manter a limpeza no interior do aviário, substituindo frequentemente as camas nos poleiros e nas gaiolas.
- Ventile e desinfete o galinheiro a cada 6 meses.
- Monitorar a disponibilidade de água limpa suficiente nos bebedouros.
Além disso, ao criar esta raça de frango, é necessário monitorar cuidadosamente a condição dos membros da ave.
Nutrição
Essas aves são alimentadas com ração normal para frangos de corte e raças de ovos. No verão, massa de grama verde e aditivos minerais (giz, calcário, carne finamente moída e farinha de ossos) também são adicionados à ração. O consumo médio de ração por ave por dia é de apenas 120-130 gramas.
Reprodução
Esta raça de galinhas é propagada de duas maneiras:
- Incubação natural de ovos por uma galinha.
- Produção artificial de frangos em incubadoras caseiras ou especiais.
O primeiro método, embora não seja caro, é arriscado, pois nem todas as galinhas chocam ovos. O método da incubadora, mantendo a temperatura necessária, permite obter um grande número de frangos saudáveis em um período de tempo relativamente curto.
A quais doenças eles são suscetíveis?
Esta raça de frango é suscetível à infecção por doenças infecciosas como:
- pasteurelose;
- salmonelose;
- pullorose.
Entre as doenças virais, os mini frangos de corte são afetados por neurolinfatose, nefrosonefrite, catapora e gripe aviária.
Para evitar infectar as aves com as doenças descritas acima, é necessário manter o galinheiro limpo, trocar a cama, a água e a ração dos bebedouros, evitar a contaminação da ração com terra e evitar a entrada de animais silvestres no frango. cooperativa.
Importante. Se forem detectados sinais de doenças virais perigosas em aves, você deve entrar em contato imediatamente com o serviço veterinário local para receber recomendações sobre a localização da doença e o futuro destino da ave não infectada..