Por que as galinhas perdem penas e o que fazer, tratamento da calvície e prevenção

Muitos avicultores novatos estão interessados ​​​​na questão premente: por que as galinhas ficam carecas? O aparecimento da alopecia é acompanhado pelo fato de as penas dos pássaros ficarem mais esparsas e opacas. Perda de penugem também é observada. A causa dos problemas é a má nutrição, a violação das condições de vida das aves e a infestação por parasitas. Para lidar com a calvície, você precisa cuidar adequadamente de suas galinhas.


As principais causas da calvície em galinhas

Para escolher um tratamento para galinhas, é necessário determinar a causa da calvície em um galo ou galinha poedeira. Se a ajuda não for prestada imediatamente, as aves simplesmente morrerão. Os principais fatores provocadores para o desenvolvimento da alopecia incluem os seguintes:

  1. Distúrbios nutricionais e deficiências vitamínicas. É importante fazer ajustes na dieta das galinhas. A causa da perda de penas costuma ser uma deficiência de certos microelementos. Também vale a pena considerar a compatibilidade dos alimentos utilizados na alimentação das aves.
  2. Quantidade insuficiente de ração. Os agricultores muitas vezes negligenciam a alimentação complementar adicional. Isto é muito importante durante o período natural da muda. Neste momento, as galinhas necessitam de mais alimentos e vitaminas.
  3. Falta de vitamina D. Durante a estação quente, as galinhas devem passar pelo menos 12 horas fora de casa. Isso afeta sua produtividade. No inverno, os pássaros precisam de iluminação adicional. Para fazer isso, você pode usar uma lâmpada normal ou ultravioleta. Deveria ter uma tonalidade vermelha.
  4. Infestação por parasitas. A causa dos problemas costuma ser um ataque de comedores de penas. Esses insetos se assemelham a piolhos ou pulgas. Alimentam-se de penas e pele de galinhas e infectam principalmente o pescoço, a cabeça e as costas. Quando aparecem áreas danificadas, o risco de desenvolver infecções aumenta. Para evitar tais problemas, é necessário instalar um cocho com cinza e areia no aviário.
  5. Condições incorretas. Para evitar problemas, recomenda-se limpar sistematicamente o galinheiro, observar as normas sanitárias, ventilar frequentemente o ambiente e substituir a roupa de cama.

Sintomas

As galinhas primeiro ficam carecas na cauda. Então as penas das costas e da cabeça caem. As galinhas poedeiras também perdem penas do pescoço. As asas são as últimas a sofrer. À medida que a alopecia se desenvolve, as penas perdem a elasticidade e tornam-se opacas. Os pássaros também podem perder a penugem.Às vezes, o problema se torna tão generalizado que os pássaros ficam quase nus. Às vezes, o processo é acompanhado de danos à pele. Nesse caso, aparecem hematomas ao redor das áreas danificadas.

Se você identificar imediatamente o problema e se livrar dele, os órgãos internos não sofrerão. Se o fator provocador não for eliminado, existe o risco de desenvolver deficiência de vitaminas e infecção. Também existe a ameaça de perturbação dos órgãos internos.

A deficiência de vitaminas devido a doenças levará à diminuição da produtividade ou à cessação completa da postura de ovos.

Como não confundir alopecia com queda natural?

No outono, as aves sofrem perda sazonal de penas. A muda é considerada um processo fisiológico que visa uma mudança gradual na plumagem. Difere da calvície pela perda uniforme de penas.

galinhas sem pêlo

Este processo afeta a cabeça e a cauda. A plumagem antiga é substituída por uma nova - mais durável e brilhante. Ao mesmo tempo, a saúde das galinhas permanece normal. Eles mantêm um bom apetite e plena atividade.

A muda pode começar nas aves mesmo após a conclusão da oviposição. Este processo também é considerado natural. Em outras situações, a muda começa no outono e dura de 2 a 3 meses. As raças de ovos eliminam-se mais rapidamente em comparação com as raças de carne.

Perigo de doença

A alopecia em galinhas é frequentemente acompanhada por uma perturbação no seu bem-estar. Afeta o estado geral das aves. Eles parecem dolorosos. Além da calvície, existe o risco de retardo no crescimento das aves e diminuição significativa dos parâmetros de produção de ovos.

galinhas estão ficando carecas

O que fazer se as galinhas ficarem carecas?

Se aparecerem sintomas de alopecia, você precisa tomar medidas imediatas. Para curar as galinhas, as causas dos problemas devem ser determinadas.

Dieta

Uma das principais razões para a perda de penas é considerada uma dieta desequilibrada, que causa deficiência de vitaminas e minerais. Para lidar com o problema, as galinhas precisam receber muitos microelementos. Neste caso, é permitido o uso de formulações prontas que contenham muitos componentes valiosos. Se as galinhas comem comida caseira, devem comprar suplementos vitamínicos. Às vezes, o problema é causado por quantidades excessivas de vitaminas e minerais. Nessa situação, vale a pena aumentar o volume dos componentes proteicos e reduzir as gorduras.

galinhas estão ficando carecas

Suplementos vitamínicos

Ao preparar misturas e purês para frangos, você definitivamente deve adicionar vitaminas e minerais a eles. Eles podem ser adquiridos em uma farmácia veterinária especial. Para alopecia, recomenda-se adicionar os seguintes componentes à ração de cada frango:

  • 7 miligramas de sulfato de manganês;
  • 3 miligramas de enxofre;
  • 1 miligrama de sal;
  • 4 miligramas de iodeto de potássio.

Se a perda de penas estiver avançada e as galinhas ficarem muito carecas, recomenda-se o uso de vitamina B12.

Condições de detenção

As galinhas podem ficar carecas devido à manutenção inadequada. O desenvolvimento da alopecia está associado à falta de vitamina D, que as aves recebem durante as caminhadas. Galinhas poedeiras criadas em gaiolas são especialmente suscetíveis ao problema.

galinhas ficam carecas e ficam doentes

Os pássaros precisam ser passeados todos os dias. No frio, vale a pena instalar lâmpadas ultravioleta em galinheiros. Eles precisam estar ligados pelo menos 6 a 7 horas por dia. Uma lâmpada normal deve queimar por 10 a 12 horas.

O acesso ao ar fresco é importante. Para isso, recomenda-se instalar janelas ou organizar aberturas de ventilação. Isso ajudará a evitar o mau cheiro. No galinheiro vale a pena colocar um recipiente cheio de cinzas e areia.Isso permitirá que os pássaros limpem a plumagem dos insetos que costumam causar calvície.

Como tratar a alopecia

Para lidar com a calvície das aves, você pode usar medicamentos e receitas caseiras.

a galinha está ficando careca

Terapia medicamentosa

O tratamento da alopecia em galinhas pode ser realizado com os seguintes medicamentos:

  • Spray Desi - este medicamento ajuda a curar úlceras nas áreas afetadas;
  • Gamavit - é um imunomodulador, indicado para frangos debilitados;
  • Ganasupersvit é um complexo vitamínico;
  • Chiktonik - representa vitaminas que ajudam a saturar o corpo.

Métodos tradicionais

Além dos medicamentos, você pode usar receitas tradicionais. Ao mesmo tempo, as galinhas devem colocar penas caídas esmagadas na comida. Incluem muita cisteína, o que garante o crescimento da plumagem. Os chifres e cascos do gado também ajudam a repor o suprimento de substâncias úteis. Recomenda-se que sejam utilizados triturados.

lindas galinhas

Como prevenir problemas no futuro?

Para evitar problemas, é necessário seguir as regras de prevenção:

  • alimentar os pássaros corretamente;
  • manter o aviário limpo;
  • proporcionar passeios ao ar livre para as galinhas;
  • usar lâmpadas ultravioleta;
  • fornecer às galinhas acesso à água;
  • dê cálcio aos pássaros - ele pode ser obtido a partir de giz e gesso.

A alopecia em aves pode estar associada a vários fatores. Para curar galinhas, em primeiro lugar, é necessário determinar a causa da perda de penas. Depois disso, recomenda-se alterar as condições de criação das aves e ajustar sua dieta alimentar.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim